Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, Izabelle Cristiny Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6464278528529952por
dc.contributor.advisor1Silva, Samara de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8686912844410870por
dc.contributor.referee1Teles, Fabrícia Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1625826341365284por
dc.contributor.referee2Araujo, Rafaela de Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5308403060464579por
dc.date.accessioned2025-07-10T11:21:35Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMENEZES, Izabelle Cristiny Rodrigues. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede pública municipal de Parnaíba-Piauí. 2025. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2225-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede pública municipal de Parnaíba, Piauí, destacando sua importância como política pública na promoção da segurança alimentar, no combate à fome e na garantia do direito à educação. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e observação in loco em duas escolas municipais, uma de Educação Infantil e outra de Ensino Fundamental e EJA. Os resultados revelam que, apesar dos avanços proporcionados pelo PNAE, ainda existem desafios relacionados à insuficiência na quantidade de alimentos enviados, ao não cumprimento dos cardápios planejados e às limitações na infraestrutura de armazenamento e manipulação dos alimentos. Observou-se, ainda, que para muitos estudantes a merenda escolar representa sua principal refeição diária, o que evidencia o papel social e educacional do programa. A pesquisa conclui que, embora o PNAE seja uma política pública consolidada e essencial, há a necessidade de aprimoramento na sua execução, especialmente no que se refere à logística, fiscalização e garantia da qualidade dos alimentos. Destaca-se também a importância da atuação dos nutricionistas, do Conselho de Alimentação Escolar e da valorização da agricultura familiar no fortalecimento do programa.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the National School Feeding Program (PNAE) in the municipal public network of Parnaíba, Piauí, highlighting its importance as a public policy in the promotion of food security, in the fight against hunger and in the guarantee of the right to education. The research has a qualitative approach, of exploratory and descriptive character, carried out through bibliographic research and on-site observation in two municipal schools, one of Early Childhood Education and the other of Elementary Education and EJA. The results reveal that, despite the advances provided by the PNAE, there are still challenges related to the insufficiency in the amount of food sent, the non-compliance with the planned menus and the limitations in the infrastructure of storage and handling of food. It was also observed that for many students, school meals represent their main daily meal, which evidences the social and educational role of the program. The research concludes that, although the PNAE is a consolidated and essential public policy, there is a need to improve its execution, especially with regard to logistics, inspection and quality assurance of food. The importance of the work of nutritionists, the School Feeding Council and the appreciation of family farming in strengthening the program is also highlighted.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Izabelle Menezes (izabellecristinyar@aluno.uespi.br) on 2025-07-10T01:11:06Z No. of bitstreams: 2 O PNAE EM PARNAÍBA-PI-IZABELLE MENEZES-VERSÃO FINAL-1-63.pdf: 2040554 bytes, checksum: a6fe0a6b82a4e76561cd561ace6faaaf (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_FEITO_assinado.pdf: 54277 bytes, checksum: 71885e6594df183a0d8880610a5fc2e0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-10T11:21:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 O PNAE EM PARNAÍBA-PI-IZABELLE MENEZES-VERSÃO FINAL-1-63.pdf: 2040554 bytes, checksum: a6fe0a6b82a4e76561cd561ace6faaaf (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_FEITO_assinado.pdf: 54277 bytes, checksum: 71885e6594df183a0d8880610a5fc2e0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-10T11:21:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O PNAE EM PARNAÍBA-PI-IZABELLE MENEZES-VERSÃO FINAL-1-63.pdf: 2040554 bytes, checksum: a6fe0a6b82a4e76561cd561ace6faaaf (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_FEITO_assinado.pdf: 54277 bytes, checksum: 71885e6594df183a0d8880610a5fc2e0 (MD5) Previous issue date: 2025-06-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)por
dc.subjectMerenda Escolarpor
dc.subjectEducação Públicapor
dc.subjectSegurança Alimentarpor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede pública municipal de Parnaíba-Piauípor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.