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Tipo do documento: Monografia
Título: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede pública municipal de Parnaíba-Piauí
Autor: Menezes, Izabelle Cristiny Rodrigues 
Primeiro orientador: Silva, Samara de Oliveira
Primeiro membro da banca: Teles, Fabrícia Pereira
Segundo membro da banca: Araujo, Rafaela de Morais
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede pública municipal de Parnaíba, Piauí, destacando sua importância como política pública na promoção da segurança alimentar, no combate à fome e na garantia do direito à educação. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e observação in loco em duas escolas municipais, uma de Educação Infantil e outra de Ensino Fundamental e EJA. Os resultados revelam que, apesar dos avanços proporcionados pelo PNAE, ainda existem desafios relacionados à insuficiência na quantidade de alimentos enviados, ao não cumprimento dos cardápios planejados e às limitações na infraestrutura de armazenamento e manipulação dos alimentos. Observou-se, ainda, que para muitos estudantes a merenda escolar representa sua principal refeição diária, o que evidencia o papel social e educacional do programa. A pesquisa conclui que, embora o PNAE seja uma política pública consolidada e essencial, há a necessidade de aprimoramento na sua execução, especialmente no que se refere à logística, fiscalização e garantia da qualidade dos alimentos. Destaca-se também a importância da atuação dos nutricionistas, do Conselho de Alimentação Escolar e da valorização da agricultura familiar no fortalecimento do programa.
Abstract: This study aimed to analyze the National School Feeding Program (PNAE) in the municipal public network of Parnaíba, Piauí, highlighting its importance as a public policy in the promotion of food security, in the fight against hunger and in the guarantee of the right to education. The research has a qualitative approach, of exploratory and descriptive character, carried out through bibliographic research and on-site observation in two municipal schools, one of Early Childhood Education and the other of Elementary Education and EJA. The results reveal that, despite the advances provided by the PNAE, there are still challenges related to the insufficiency in the amount of food sent, the non-compliance with the planned menus and the limitations in the infrastructure of storage and handling of food. It was also observed that for many students, school meals represent their main daily meal, which evidences the social and educational role of the program. The research concludes that, although the PNAE is a consolidated and essential public policy, there is a need to improve its execution, especially with regard to logistics, inspection and quality assurance of food. The importance of the work of nutritionists, the School Feeding Council and the appreciation of family farming in strengthening the program is also highlighted.
Palavras-chave: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Merenda Escolar
Educação Pública
Segurança Alimentar
Políticas Públicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: MENEZES, Izabelle Cristiny Rodrigues. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede pública municipal de Parnaíba-Piauí. 2025. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2225
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

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