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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Vivianne Maria Araújo-
dc.contributor.advisor1Silva, Samara-
dc.contributor.referee1Soares, Lucineide-
dc.contributor.referee2Duarte, Maria de Jesus-
dc.contributor.referee3Silva, Ana Beatriz-
dc.date.accessioned2025-07-10T11:23:14Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationAlves, Vivianne Maria Araújo. A garantia do direito à educação de qualidade: mapeamento da oferta educacional na rede pública de ensino do estado do Piauí. 2025. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2226-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar a oferta educacional na rede pública de ensino do estado do Piauí, com ênfase nas matrículas e nas taxas de correção de fluxo, especialmente quanto ao abandono escolar. A pesquisa parte da perspectiva teórica que discute os processos de privatização na educação pública, com base em autores como Adrião (2018), Evangelista et al., (2022) e Sousa e Moura (2023), que apontam a crescente inserção de práticas mercantilizadas no sistema educacional brasileiro. A metodologia adotada é quali-quantitativa, com levantamento documental e análise de dados secundários extraídos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Observatório da Criança, abrangendo o período de 2007 a 2023. Os resultados revelam que, apesar de avanços na redução das taxas de abandono e no aumento das taxas de aprovação, especialmente nas redes estadual e municipal, persiste a tendência de diminuição no número de matrículas, sobretudo no ensino fundamental e médio. Além disso, constata-se a crescente influência de parcerias público-privadas na gestão e na oferta educacional, o que impacta diretamente na efetivação do direito à educação pública, gratuita e de qualidade. O estudo conclui que, embora haja avanços na correção de fluxo, ainda existem desafios significativos na ampliação do acesso e na permanência dos alunos na escola, o que exige políticas públicas mais robustas, equitativas e livres das lógicas privatistas.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the educational offer in the public school system of the state of Piauí, with emphasis on enrollment and flow correction rates, especially regarding school dropout. The research is based on the theoretical perspective that discusses the privatization processes in public education, based on authors such as Adrião (2018), Evangelista et al. (2022) and Sousa and Moura (2023), who point to the growing insertion of commodified practices in the Brazilian educational system. The methodology adopted is qualitative-quantitative, with a documentary survey and analysis of secondary data extracted from the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and the Children's Observatory, covering the period from 2007 to 2023. The results reveal that, despite advances in reducing dropout rates and increasing pass rates, especially in the state and municipal networks, the trend of decrease in the number of enrollments persists, especially in elementary and secondary education. In addition, the growing influence of public-private partnerships in the management and provision of education is noted, which directly impacts the realization of the right to public, free and quality education. The study concludes that, although there have been advances in correcting the flow, there are still significant challenges in expanding access and permanence of students in school, which requires more robust, equitable public policies free from privatist logicseng
dc.description.provenanceSubmitted by Vivianne Alves (viviannemariaadossantos@aluno.uespi.br) on 2025-07-09T23:04:08Z No. of bitstreams: 2 TCC_SEM_FICHAS_VIVIANNE.ARAUJO- VERSÃO FINAL.pdf: 564156 bytes, checksum: 7f2c5499d28d596ffa35651531bfea72 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447 .pdf: 168320 bytes, checksum: df7e29dc40b9d51d90a434cae301c0ba (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-10T11:23:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_SEM_FICHAS_VIVIANNE.ARAUJO- VERSÃO FINAL.pdf: 564156 bytes, checksum: 7f2c5499d28d596ffa35651531bfea72 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447 .pdf: 168320 bytes, checksum: df7e29dc40b9d51d90a434cae301c0ba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-10T11:23:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_SEM_FICHAS_VIVIANNE.ARAUJO- VERSÃO FINAL.pdf: 564156 bytes, checksum: 7f2c5499d28d596ffa35651531bfea72 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447 .pdf: 168320 bytes, checksum: df7e29dc40b9d51d90a434cae301c0ba (MD5) Previous issue date: 2025-06-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOferta Educacionalpor
dc.subjectPrivatização da Educaçãopor
dc.subjectMatrículaspor
dc.subjectCorreção de Fluxopor
dc.subjectPiauípor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA garantia do direito à educação de qualidade: mapeamento da oferta educacional na rede pública de ensino do estado do Piauípor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

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