| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2229Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Samia | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8561474660180457 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Ana | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-10T11:48:54Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Samia. Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades dos/as discentes de uma escola da rede Pública de ensino de Teresina/PI. 2025. 57 p. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2229 | - |
| dc.description.resumo | A Educação de Jovens e Adultos - EJA foi estabelecida no Brasil como modalidade de ensino em 1996 com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n° 9394/96, na qual se destinou àqueles que não estudaram na idade devida. Este presente estudo propõe analisar os desafios e possibilidades dos/as discentes da Educação de Jovens e Adultos no processo de ensino e aprendizagem no contexto da escola pública. Para isso propõe-se como objetivos específicos: caracterizar o processo de ensino e aprendizagem dos/as discentes da Educação de Jovens e Adultos; identificar os desafios e possibilidades dos/as discentes da Educação de Jovens e Adultos no processo de ensino e aprendizagem no contexto da escola pública; compreender como os desafios e possibilidades dos/as discentes da Educação de Jovens e Adultos no processo de ensino e aprendizagem tem contribuído ou não para a permanecia ou interrupção da alfabetização. A pesquisa teve como base teórica: Ferreira (2010) que aborda a história da EJA desde a colonização; Freire (2022) que trata sobre saberes necessários para a pratica educativa; Haddad e Di Pierro (2000) que aborda sobre a escolarização de jovens e adultos; Gadotti e Romão (2010) que trata sobre teoria, pratica e proposta na educação de jovens e adultos; Paiva (2003) que descreve a história da educação popular no Brasil; Pinheiro (2020) que discute sobre o perfil do aluno da EJA na atualidade. Utilizamos como metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa e para construção dos dados a entrevista com perguntas semiestruturadas e o questionário perfil para identificação das/os participantes da pesquisa. Os participantes foram 04 professores/as e 04 alunos/as de uma escola na zona Sudeste de Teresina-PI, Brasil. | por |
| dc.description.abstract | Youth and Adult Education - EJA was established in Brazil as a teaching modality in 1996 with the approval of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) n° 9394/96, in which it was intended for those who did not study at the appropriate age. This present study proposes to analyze the challenges and possibilities of students of Youth and Adult Education in the teaching and learning process in the context of public schools. To this end, the following specific objectives are proposed: to characterize the teaching and learning process of students of Youth and Adult Education; to identify the challenges and possibilities of students of Youth and Adult Education in the teaching and learning process in the context of public schools; to understand how the challenges and possibilities of students of Youth and Adult Education in the teaching and learning process have contributed or not to the permanence or interruption of literacy. The research was based on the following theoretical concepts: Ferreira (2010), which addresses the history of EJA since colonization; Freire (2022) who deals with the knowledge necessary for educational practice; Haddad and Di Pierro (2000) who discuss the schooling of young people and adults; Gadotti and Romão (2010) who discuss theory, practice and proposal in the education of young people and adults; Paiva (2003) who describes the history of popular education in Brazil; Pinheiro (2020) who discusses the profile of the EJA student today. We used qualitative research as a methodology and to construct the data the interview with semi-structured questions and the profile questionnaire to identify the research participants. The participants were 04 teachers and 04 students from a school in the Southeast area of Teresina-PI, Brazil. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Samia Silva (samiabguilherme@gmail.com) on 2025-07-09T23:12:47Z No. of bitstreams: 4 TCC_samia_assinado_Mary_assinado (1).pdf: 444363 bytes, checksum: c41e901a2f2ed584833d50945d1b8ace (MD5) ficha_catalografica_1179 (1).pdf: 2054 bytes, checksum: 4baf6843bcdce7eab2cf2f7f6846201f (MD5) Declaração de quitação - Biblioteca.pdf: 174215 bytes, checksum: 7a71f3609432db5fed4a6c9abb227e8b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI__281_29_assinado_assinado.pdf: 555871 bytes, checksum: c6ccdd2569699d7f734bd87d0f3025c9 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-10T11:48:54Z (GMT) No. of bitstreams: 4 TCC_samia_assinado_Mary_assinado (1).pdf: 444363 bytes, checksum: c41e901a2f2ed584833d50945d1b8ace (MD5) ficha_catalografica_1179 (1).pdf: 2054 bytes, checksum: 4baf6843bcdce7eab2cf2f7f6846201f (MD5) Declaração de quitação - Biblioteca.pdf: 174215 bytes, checksum: 7a71f3609432db5fed4a6c9abb227e8b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI__281_29_assinado_assinado.pdf: 555871 bytes, checksum: c6ccdd2569699d7f734bd87d0f3025c9 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-10T11:48:54Z (GMT). No. of bitstreams: 4 TCC_samia_assinado_Mary_assinado (1).pdf: 444363 bytes, checksum: c41e901a2f2ed584833d50945d1b8ace (MD5) ficha_catalografica_1179 (1).pdf: 2054 bytes, checksum: 4baf6843bcdce7eab2cf2f7f6846201f (MD5) Declaração de quitação - Biblioteca.pdf: 174215 bytes, checksum: 7a71f3609432db5fed4a6c9abb227e8b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI__281_29_assinado_assinado.pdf: 555871 bytes, checksum: c6ccdd2569699d7f734bd87d0f3025c9 (MD5) Previous issue date: 2025-01-16 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino Campus Clovis Moura | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | por |
| dc.subject | Desafios | por |
| dc.subject | Possibilidades | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades dos/as discentes de uma escola da rede pública de ensino de Teresina/PI | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Clóvis Moura – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa | 433,95 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
