Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2236
Tipo do documento: Artigo
Título: Marketing verde e sua influência no comportamento de consumo da geração z: análise de estudantes na Universidade Estadual do Piauí-UESPI, campus Poeta Torquato Neto
Autor: Gomes, Samile Ribeiro
Primeiro orientador: Araújo, Allen da Costa
Resumo: O estudo tem como objetivo identificar se o Marketing Verde praticado pelas empresas influencia no comportamento de consumo dos jovens da geração Z, formada por nascidos no final da década de 1990 e início de 2010. Dessa forma, foi realizado pesquisa quantitativa na Universidade Estadual do Piauí, campus Poeta Torquato Neto, na cidade de Teresina - PI, por meio de formulário foi possível coletar informações referente as opiniões dos alunos sobre seus hábitos de compra e Marketing Verde. Os resultados obtidos indicam que a sustentabilidade é um aspecto valorizado por esses consumidores, evidenciando sua preocupação com práticas sustentáveis. Dessa forma, mesmo com a limitação da pesquisa, é possível identificar que o Marketing Verde se torna um fator diferencial na decisão de compra da amostra analisada, apontando para a necessidade das empresas se adequarem às expectativas desse público, e assim, se tornando uma ferramenta estratégica essencial.
Abstract: The study aims to analyze whether Green Marketing practiced by companies influences the consumption behavior of Generation Z youth, composed of individuals born in the late 1990s and early 2010s. To this end, a quantitative survey was conducted at the State University of Piauí, Poeta Torquato Neto campus, in the city of Teresina - PI. Through a questionnaire, it was possible to collect information regarding students' opinions on their purchasing habits and Green Marketing. The results indicate that sustainability is a valued factor for these consumers, as they show concern for sustainable practices. Therefore, despite the limitations of the research, it is possible to identify that Green Marketing becomes a differentiating factor in the purchasing decisions of the analyzed sample, pointing to the need for companies to adapt to the expectations of this audience, thus becoming an essential strategic tool.
Palavras-chave: Marketing Verde
Geração Z
Sustentabilidade
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
Programa: Bacharelado em Administração
Citação: GOMES, Samile Ribeiro. Marketing verde e sua influência no comportamento de consumo da geração z: análise de estudantes na Universidade Estadual do Piauí-UESPI, campus Poeta Torquato Neto. 2025. 21 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2236
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Administração (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf637,34 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.