Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula Júnior, Cleomar Cavalcante de-
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Paulo Henrique da Costa-
dc.contributor.referee1Pinheiro, Paulo Henrique da Costa-
dc.contributor.referee2Machado, Roselis Ribeiro Barbosa-
dc.contributor.referee3Gondinho, Martha Rochelly Ribeiro-
dc.contributor.referee4Carvalho, Maria de Fátima Vera Araújo-
dc.date.accessioned2020-02-04T16:19:07Z-
dc.date.issued2019-05-31-
dc.identifier.citationPAULA JÚNIOR, Cleomar Cavalcante de. Utilização de recursos didáticos para dispositivos móveis, como ferramentas pedagógicas para o ensino de biologia: um estudo de caso. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/223-
dc.description.resumoA tecnologia estar presente em todas as áreas do conhecimento. Nos processos de aprendizagem a tecnologia emerge como mais uma aliada, tornando-a dinâmica, mostrando-se bastante promissor a abordagem pedagógica que utilize recursos didáticos apoiados nas Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs para o ensino. O estudo teve como objetivo, analisar o uso das TICs, compatíveis com dispositivos móveis, na melhoria do processo de aprendizagem com impacto no rendimento e frequência dos alunos na disciplina de Biologia em uma escola da rede pública do município de Timon, estado do Maranhão. A educação ainda mantém inúmeras características de um ensino tradicional, onde o professor é figura central, visto como detentor do saber, enquanto os alunos são sujeitos passivos atuando como ouvintes no processo de ensino, o que tem por consequências o déficit na motivação do aluno o que afeta seu processo de aprendizagem. A queda na motivação traz uma diminuição na aprendizagem com qualidade. Com o avanço das tecnologias, os dispositivos móveis tornam-se cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. O uso das tecnologias apresenta potencial para que seja ofertado uma educação de qualidade. Para a realização da pesquisa foram utilizados durante as aulas de Biologia, os recursos didáticos apoiados pelas ferramentas tecnológicas, sondagem prévia com o Typerform, apresentações animadas com a PowToon, sala de aula invertida com o Google Classroom e exercícios on-line apoiado com o Google formulários. O uso das tecnologias apresenta potencial para que seja ofertado uma educação de qualidade e despontam como promissoras em função da sua crescente portabilidade e convergência funcional, bem como da redução de custo de produtos e serviços disponíveis, trazendo um impacto positivo no rendimento e na motivação dos alunos, foi possível observar índices de faltas inferiores nas turmas que usaram as TICs possibilitando admitir que hipótese elencada para esse estudo foi confirmada. O estudo mostrou a força motivadora que as TICs promoveram junto aos alunos, em que se pode observar melhora na frequência nas turmas que utilizou as TICs em relação as turmas que não usaram as TICs. Este último elemento é um indicativo que as TICs, por serem um fator motivador e dialogar mais facilmente com os jovens, trouxe uma influência positiva na frequência escolar e no rendimento.por
dc.description.abstractThe technology is present in all areas of knowledge. In the learning processes the technology emerges as another ally, making it dynamic, showing very promising the pedagogical approach that uses didactic resources supported by information technologies and communication-ICT for teaching. The study aimed to analyze the use of ICT, compatible with mobile devices, to improve the learning process with impact on the income and frequency of students in the discipline of biology in a public school in the city of Timon, state of Maranhão. Education still maintains countless characteristics of a traditional teaching, where the teacher is a central figure, seen as a keeper of knowledge, while students are passive subjects acting as listeners in the teaching process, which has the consequences of the deficit in Motivation of the student which affects their learning process. The decline in motivation brings a decrease in quality learning. With the advancement of technologies, mobile devices become increasingly present in people's daily life. The use of technologies has the potential to offer quality education. For conducting the research were used during the biology classes, the didactic resources supported by the technological tools, prior probing with Typerform, animated presentations with PowToon, classroom inverted with Google Classroom and Online workouts supported with Google forms. The use of technologies has the potential to offer quality education and to be promising as a function of its increasing portability and functional convergence, as well as the cost reduction of available products and services, bringing a Positive impact on the students ' income and motivation, it was possible to observe indices of lower absences in the classes that used Icts, allowing to admit that hypothesis listed for this study was confirmed. The study showed the motivating force that Icts promoted with the students, in which it can be observed an improvement in the frequency in the classes that used the Icts in relation to the classes that did not use Icts. The latter element is indicative that Icts, because they are a motivating factor and dialogue more easily with young people, has brought a positive influence on school attendance and income.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2020-02-04T16:19:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CLEOMAR CAVALCANTE DE PAULA JUNIOR.pdf: 3438166 bytes, checksum: 37a8c3a39267ab1fae2f1e4000794f9b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-04T16:19:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CLEOMAR CAVALCANTE DE PAULA JUNIOR.pdf: 3438166 bytes, checksum: 37a8c3a39267ab1fae2f1e4000794f9b (MD5) Previous issue date: 2019-05-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectFerramentas Tecnológicaspor
dc.subjectFrequências as Aulaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleUtilização de recursos didáticos para dispositivos móveis, como ferramentas pedagógicas para o ensino de biologia: um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo3,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Autorização447,8 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons