Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLessa, Bianca Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Silva, Samara de Oliveira-
dc.contributor.referee1Araújo, Rafaela de Morais-
dc.contributor.referee2Silva, Ana Beatriz Lima da-
dc.date.accessioned2025-07-10T13:33:37Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLESSA, Bianca Cordeiro. As políticas educacionais no nordeste brasileiro: desafios para a pesquisa em financiamento da educação. 2025. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2241-
dc.description.resumoEste projeto de pesquisa analisar a produção de conhecimento sobre as políticas educacionais desenvolvidas na região nordeste no que se refere às publicações em periódicos presentes no Banco de Periódicos da Capes e SciELO no período de 2015 a 2024 e Scielo Brasil. E com objetivos específicos: Inventariar a produção acadêmica em política educacional na Região Nordeste no Banco de Periódicos da CAPES e SciELO no período de 2015 a 2024;Investigar o processo de circulação da produção em política educacional na região Nordeste verificando as tendências, potencialidades e os desafios da ação estatal nas produções sobre as políticas educacionais; Delinear as tendências de pesquisa, lacunas e metodologias presentes na pesquisa em política educacional na região nordeste. A revisão abrangeu artigos e documentos oficiais publicados nos últimos 10 anos, disponíveis em bases como Banco de Periódicos da Capes no período de 2015 a 2024 e Scielo Brasil, e repositórios institucionais estaduais. A análise se apoiaou em técnicas de revisão integrativa, permitindo quantificar padrões de pesquisa (autores, periódicos, redes colaborativas) e mapear temáticas recorrentes (FUNDEB, Royalties, fundos estaduais, responsabilidade fiscal). Espera-se, com este levantamento, oferecer um panorama consolidado dos avanços e limitações na investigação sobre financiamento educacional regional, subsidiar futuros estudos empíricos e orientar proposições de políticas públicas mais equitativas e alinhadas às especificidades nordestinas. A partir deste estudo, bem como oferecer subsídios teóricos e empíricos que orientem revisões normativas e o aprimoramento dos instrumentos de financiamento, contribuir para reduzir desigualdades regionais e fortalecer a qualidade do ensino nas diversas realidades do Nordeste brasileiro.por
dc.description.abstractThis research project analyzes the production of knowledge regarding educational policies developed in the Northeast region concerning publications in journals present in the CAPES Periodicals Database and SciELO from 2015 to 2024 and SciELO Brazil. It has specific objectives: to inventory academic production in educational policy in the Northeast Region in the CAPES Periodicals Database and SciELO from 2015 to 2024; to investigate the circulation process of educational policy production in the Northeast region, examining the trends, potentials, and challenges of state action in productions about educational policies; to outline research trends, gaps, and methodologies present in educational policy research in the Northeast region. The review covered articles and official documents published in the last 10 years, available in databases such as the CAPES Periodicals Database from 2015 to 2024 and SciELO Brazil, and state institutional repositories. The analysis relied on integrative review techniques, allowing the quantification of research patterns (authors, journals, collaborative networks) and mapping recurring themes (FUNDEB, Royalties, state funds, fiscal responsibility). It is expected that this survey will provide a consolidated view of the advances and limitations in research on regional educational funding, support future empirical studies, and guide the formulation of more equitable public policies aligned with the specificities of the Northeast. From this study, as well as providing theoretical and empirical subsidies that guide normative revisions and the improvement of funding instruments, contribute to reducing regional inequalities and strengthening the quality of education in the diverse realities of northeastern Brazil.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bianca Lessa (b.cordeiro.lessa@aluno.uespi.br) on 2025-07-09T17:02:42Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA COMPLETA_BIANCA_CORDEIRO_LESSA.pdf: 825058 bytes, checksum: b68c8ce72f95153ae8e69aa63c715c60 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Boa tarde, anexe o termo de autorização https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf on 2025-07-09T17:09:53Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bianca Lessa (b.cordeiro.lessa@aluno.uespi.br) on 2025-07-09T17:19:15Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA_BIANCA_CORDEIRO_LESSA.pdf: 825058 bytes, checksum: b68c8ce72f95153ae8e69aa63c715c60 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 42118 bytes, checksum: ac7f9d7ad3cd7542296d381771936802 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-10T13:33:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA_BIANCA_CORDEIRO_LESSA.pdf: 825058 bytes, checksum: b68c8ce72f95153ae8e69aa63c715c60 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 42118 bytes, checksum: ac7f9d7ad3cd7542296d381771936802 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-10T13:33:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA_BIANCA_CORDEIRO_LESSA.pdf: 825058 bytes, checksum: b68c8ce72f95153ae8e69aa63c715c60 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 42118 bytes, checksum: ac7f9d7ad3cd7542296d381771936802 (MD5) Previous issue date: 2025-06-17eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPIpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectFinanciamento da Educaçãopor
dc.subjectRegião Nordestepor
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectFinancing of Educationpor
dc.subjectNortheast Regionpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs políticas educacionais no nordeste brasileiro: desafios para a pesquisa em financiamento da educaçãopor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa805,72 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.