| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2241Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lessa, Bianca Cordeiro | - |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Samara de Oliveira | - |
| dc.contributor.referee1 | Araújo, Rafaela de Morais | - |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Ana Beatriz Lima da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-10T13:33:37Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | LESSA, Bianca Cordeiro. As políticas educacionais no nordeste brasileiro: desafios para a pesquisa em financiamento da educação. 2025. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2241 | - |
| dc.description.resumo | Este projeto de pesquisa analisar a produção de conhecimento sobre as políticas educacionais desenvolvidas na região nordeste no que se refere às publicações em periódicos presentes no Banco de Periódicos da Capes e SciELO no período de 2015 a 2024 e Scielo Brasil. E com objetivos específicos: Inventariar a produção acadêmica em política educacional na Região Nordeste no Banco de Periódicos da CAPES e SciELO no período de 2015 a 2024;Investigar o processo de circulação da produção em política educacional na região Nordeste verificando as tendências, potencialidades e os desafios da ação estatal nas produções sobre as políticas educacionais; Delinear as tendências de pesquisa, lacunas e metodologias presentes na pesquisa em política educacional na região nordeste. A revisão abrangeu artigos e documentos oficiais publicados nos últimos 10 anos, disponíveis em bases como Banco de Periódicos da Capes no período de 2015 a 2024 e Scielo Brasil, e repositórios institucionais estaduais. A análise se apoiaou em técnicas de revisão integrativa, permitindo quantificar padrões de pesquisa (autores, periódicos, redes colaborativas) e mapear temáticas recorrentes (FUNDEB, Royalties, fundos estaduais, responsabilidade fiscal). Espera-se, com este levantamento, oferecer um panorama consolidado dos avanços e limitações na investigação sobre financiamento educacional regional, subsidiar futuros estudos empíricos e orientar proposições de políticas públicas mais equitativas e alinhadas às especificidades nordestinas. A partir deste estudo, bem como oferecer subsídios teóricos e empíricos que orientem revisões normativas e o aprimoramento dos instrumentos de financiamento, contribuir para reduzir desigualdades regionais e fortalecer a qualidade do ensino nas diversas realidades do Nordeste brasileiro. | por |
| dc.description.abstract | This research project analyzes the production of knowledge regarding educational policies developed in the Northeast region concerning publications in journals present in the CAPES Periodicals Database and SciELO from 2015 to 2024 and SciELO Brazil. It has specific objectives: to inventory academic production in educational policy in the Northeast Region in the CAPES Periodicals Database and SciELO from 2015 to 2024; to investigate the circulation process of educational policy production in the Northeast region, examining the trends, potentials, and challenges of state action in productions about educational policies; to outline research trends, gaps, and methodologies present in educational policy research in the Northeast region. The review covered articles and official documents published in the last 10 years, available in databases such as the CAPES Periodicals Database from 2015 to 2024 and SciELO Brazil, and state institutional repositories. The analysis relied on integrative review techniques, allowing the quantification of research patterns (authors, journals, collaborative networks) and mapping recurring themes (FUNDEB, Royalties, state funds, fiscal responsibility). It is expected that this survey will provide a consolidated view of the advances and limitations in research on regional educational funding, support future empirical studies, and guide the formulation of more equitable public policies aligned with the specificities of the Northeast. From this study, as well as providing theoretical and empirical subsidies that guide normative revisions and the improvement of funding instruments, contribute to reducing regional inequalities and strengthening the quality of education in the diverse realities of northeastern Brazil. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Bianca Lessa (b.cordeiro.lessa@aluno.uespi.br) on 2025-07-09T17:02:42Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA COMPLETA_BIANCA_CORDEIRO_LESSA.pdf: 825058 bytes, checksum: b68c8ce72f95153ae8e69aa63c715c60 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Boa tarde, anexe o termo de autorização https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf on 2025-07-09T17:09:53Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Bianca Lessa (b.cordeiro.lessa@aluno.uespi.br) on 2025-07-09T17:19:15Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA_BIANCA_CORDEIRO_LESSA.pdf: 825058 bytes, checksum: b68c8ce72f95153ae8e69aa63c715c60 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 42118 bytes, checksum: ac7f9d7ad3cd7542296d381771936802 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-10T13:33:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA_BIANCA_CORDEIRO_LESSA.pdf: 825058 bytes, checksum: b68c8ce72f95153ae8e69aa63c715c60 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 42118 bytes, checksum: ac7f9d7ad3cd7542296d381771936802 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-10T13:33:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA_BIANCA_CORDEIRO_LESSA.pdf: 825058 bytes, checksum: b68c8ce72f95153ae8e69aa63c715c60 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 42118 bytes, checksum: ac7f9d7ad3cd7542296d381771936802 (MD5) Previous issue date: 2025-06-17 | eng |
| dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI | por |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Políticas Educacionais | por |
| dc.subject | Financiamento da Educação | por |
| dc.subject | Região Nordeste | por |
| dc.subject | Educational Policies | eng |
| dc.subject | Financing of Education | por |
| dc.subject | Northeast Region | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | As políticas educacionais no nordeste brasileiro: desafios para a pesquisa em financiamento da educação | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa | 805,72 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
