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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação física escolar x transtorno de ansiedade social em adolescentes: uma revisão narrativa
Autor: Alencar, Lorena Vieira de
Primeiro orientador: Santos, Ana Kariele da Silva
Primeiro membro da banca: Moura, Ayla de Jesus
Segundo membro da banca: Vicente, Patrícia Ribeiro
Resumo: O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, e a ansiedade social afeta significativamente a vida dos jovens, impactando suas relações interpessoais e seu desempenho acadêmico. A prática de atividades físicas tem sido apontada como uma estratégia eficaz para a redução da ansiedade, tornando a Educação Física (EF) um recurso importante para promover o bem-estar físico e psicológico no ambiente escolar. Este estudo teve como objetivo analisar se a participação nas aulas de Educação Física reduz os níveis dos sintomas de ansiedade social em adolescentes. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com a finalidade de examinar os achados científicos sobre o tema. A maioria dos artigos selecionados enfatiza a relação entre Educação Física Escolar e Transtorno de Ansiedade Social em Adolescentes, evidenciando a importância dessa disciplina como uma ferramenta para a saúde mental dos jovens. A revisão inclui estudos publicados entre 1985 e 2024, permitindo uma análise atualizada e abrangente sobre a temática. Os resultados destacam os benefícios da Educação Física no combate aos transtornos de ansiedade, reforçando sua relevância na promoção da saúde emocional e na melhoria da qualidade de vida dos estudantes. Dessa forma, conclui-se que a prática de atividades físicas no contexto escolar pode ser uma intervenção eficaz para minimizar os impactos da ansiedade social em adolescentes fortalecendo o desenvolvimento socioemocional e contribuindo para um ambiente escolar mais acolhedor e saudável.
Abstract: Brazil is the country with the highest number of people suffering from anxiety in the world, and social anxiety significantly affects the lives of young people, impacting their interpersonal relationships and academic performance. The practice of physical activities has been identified as an effective strategy for reducing anxiety, making Physical Education (PE) an important resource for promoting physical and psychological well-being within the school environment. This study aimed to analyze whether participation in Physical Education classes reduces the levels of social anxiety symptoms in adolescents. It is a narrative literature review designed to examine scientific findings on the topic. Most of the selected articles emphasize the relationship between School Physical Education and Social Anxiety Disorder in adolescents, highlighting the importance of this subject as a tool for young people's mental health. The review includes studies published between 1985 and 2024, allowing for an updated and comprehensive analysis of the theme. The results highlight the benefits of Physical Education in combating anxiety disorders, reinforcing its relevance in promoting emotional health and improving students' quality of life. Thus, it is concluded that engaging in physical activities in the school context can be an effective intervention to minimize the impacts of social anxiety in adolescents, strengthening socio-emotional development and contributing to a more welcoming and healthy school environment.
Palavras-chave: Adolescentes
Ansiedade Social
Atividade Física
Educação Física Escolar
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Educação Física
Citação: ALENCAR, Lorena Vieira de. Educação física escolar x transtorno de ansiedade social em adolescentes: uma revisão narrativa. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2251
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

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