Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/226
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atividades práticas de biologia: o uso de uma sequência de ensino investigativa sobre o ciclo celular
Autor: Lima, Michelle Mara de Oliveira
Primeiro orientador: Almeida, Pedro Marcos
Primeiro membro da banca: Almeida, Pedro Marcos
Segundo membro da banca: Martins, Francielle Alline
Terceiro membro da banca: Silva, Francilene Vieira da
Quarto membro da banca: Brito, Rosemary Cordeiro Torres
Resumo: A forma tradicional de exposição dos conteúdos de Biologia contribui para a fragmentação do ensino, dificuldades na compreensão, aplicações e/ou correlações com o cotidiano dos estudantes, como é observado no conteúdo do ciclo celular. Sendo assim, metodologias alternativas podem ser utilizadas como ferramentas para auxiliar e melhorar o processo de ensino. A aprendizagem baseada em problemas utilizando o ensino por investigação permite que o estudante protagonize a construção do conhecimento com a sua participação ativa em buscar soluções para a problematização sob orientação do professor. O objetivo deste estudo foi avaliar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com um modelo didático e o teste Allium cepa L. para o ensino do ciclo celular, bem como analisar a progressão dos conhecimentos adquiridos e a percepção dos estudantes quanto as metodologias empregadas na SEI. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UESPI 2.609.879) e realizada com estudantes de duas escolas públicas (Federal e Estadual) e uma particular do município de Floriano (PI), que responderam aos questionários pré e pós-teste com perguntas subjetivas e objetivas. Perguntas motivadoras foram utilizadas na SEI, com o intuito de instigar os estudantes a refletir e a buscarem as respostas a partir da aplicação das metodologias. No modelo didático que consiste em peças de montar, os estudantes representaram as fases do ciclo celular a partir do reconhecimento das estruturas e de suas funções. No teste A. cepa, foi possível analisar as fases do ciclo celular e observar as diferentes formas que os cromossomos podem adquirir em cada fase. Os resultados foram analisados pelos testes t e de Kruskall-Wallis (p < 0,05) no programa BioEstat 5.3 e o ganho normalizado de aprendizagem (g) foi analisado pela equação de Hake. A partir das concepções prévias frente às problematizações presentes na SEI, verificou-se que os estudantes das três escolas possuíam conhecimentos desconexos e fragmentados quanto ao conteúdo do ciclo celular, o que foi comprovado pelas respostas do pré-teste. Neste questionário, os estudantes da Federal apresentaram melhores médias nas questões subjetivas e os da Particular nas objetivas. Na comparação do pós com o pré-teste, houve uma melhora significativa das respostas dos estudantes das três escolas para todas as questões (subjetivas e objetivas). Na comparação do pós-teste entre as escolas, os estudantes da Federal e da Particular apresentaram melhores médias do que os estudantes da Estadual. Com relação à progressão do conhecimento sobre o ciclo celular, os valores de g (total) foram altos (g ≥ 0,70) para a Federal e Particular e médios (0,30 ≤ g < 0,70) para a Estadual. As metodologias aplicadas na SEI foram consideradas satisfatórias e tiveram ótima aceitação pelos estudantes das três escolas. Portanto, constatou-se que o uso da SEI facilitou a compreensão da dinâmica que envolve o ciclo celular e suas implicações para a constituição dos seres vivos, minimizando o distanciamento entre a teoria e a prática.
Abstract: The traditional way of exposing the contents of Biology contributes to the teaching fragmentation, understanding difficulties, applications and/or correlations with students' daily life, as observed in the cell cycle content. Thus, alternative methodologies can be used as tools to aid and improve the teaching process. Problembased learning (PBL) using investigative teaching allows the student to lead the knowledge construction with their active participation in seeking solutions for problemsolving under the teacher guidance. This study aimed to evaluate an Investigative Teaching Sequence (ITS) with a didactic model and the Allium cepa L. test for the cell cycle teaching, as well as to analyze the acquired knowledge progression and the students' perception with methodologies used in the ITS. This research was approved by the Research Ethics Committee (CEP-UESPI 2.609.879) and carried out with students from two public schools (Federal and State) and a private school from Floriano city (PI), who answered the questionnaires pre- and post-test with subjective and objective questions. Motivating questions were used in the ITS, with the instigating the students purpose to reflect and to seek the answers from the application of the methodologies. In the didactic model that consists of assembly pieces, the students represented the cell cycle phases from the structures and their functions recognition. In the A. cepa test, it was possible to analyze the cell cycle phases and observe the different forms that the chromosomes can acquire in each phase. The results were analyzed by the t-tests and Kruskall-Wallis (p <0.05) at the BioEstat 5.3 program and the normalized learning gain (g) was analyzed by the Hake equation. From the previous conceptions regarding the problematizations present in the ITS, it was verified that the students of the three schools possessed disconnected and fragmented knowledge regarding the cell cycle content, which one was proven by the answers of the pre-test. In this questionnaire, the students of the Federal school presented better results in the subjective questions and the ones of the private school in the objectives. In the comparison of the powders with the pre-test, there was a significant improvement in the responses of the students from the three schools to all questions (subjective and objective). In the comparison of the post-test between the schools, Federal and Private students presented better results than the State students. Regarding the progression of the knowledge about the cell cycle, the values of g (total) were high (g ≥ 0.70) for the Federal and Private and average (0.30 ≤ g <0.70) for the State. The methodologies applied in the ITS were considered satisfactory and had great acceptance by the students of the three schools. Therefore, it was found that the use of ITS facilitated the understanding of the dynamics involved in the cell cycle and its implications for the constitution of living beings, minimizing the distance between theory and practice.
Palavras-chave: Allium Cepa
Metodologia Ativa
Mitose
Modelo Didático
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: LIMA, Michelle Mara de Oliveira. Atividades práticas de biologia: o uso de uma sequência de ensino investigativa sobre o ciclo celular. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/226
Data de defesa: 22-Mai-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa1,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação528,94 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons