Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Jayane Costa-
dc.contributor.advisor1Brasil, Kátia Regina Calixto-
dc.contributor.referee1Brasil, Kátia-
dc.contributor.referee2Carvalho, Tales-
dc.contributor.referee3Chagas, Samaira-
dc.date.accessioned2025-07-11T14:36:50Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBEZERRA, Jayane Costa. Motivação e desempenho na gestão bancária: fatores que influenciam a escolha e permanência de profissionais no setor. 2025. 28 f. Artigo (Bacharelo em Administração) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2261-
dc.description.resumoAs instituições financeiras são essenciais para o sistema financeiro nacional, atuando como intermediárias em operações de crédito, investimentos e gestão de riscos. Diante da competitividade e cobrança por metas no setor bancário, o desempenho dos profissionais é essencial, tornando o investimento em motivação e bem-estar crucial para os resultados e a qualidade do ambiente de trabalho. Diante disso, esta pesquisa partiu da seguinte problemática: Quais fatores motivacionais influenciam para uma boa gestão bancária? Com base nesse questionamento, definiu-se como objetivo geral investigar os principais fatores que impulsionam a motivação dos colaboradores no setor bancário, analisando como esses elementos se relacionam com o alcance de metas, o desempenho profissional e a realização pessoal. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de um questionário em uma agência bancária localizada em Timon-MA. Os resultados mostraram que os bancários são motivados pela estabilidade, benefícios financeiros, ambiente de trabalho, reconhecimento profissional e possibilidade de crescimento. Dessa forma, destaca-se a importância de políticas organizacionais que valorizem os colaboradores e promovam ambientes de trabalho mais engajados e produtivos, adotando práticas que estimulem o comprometimento e alinhem os objetivos individuais aos organizacionais.por
dc.description.abstractFinancial institutions are essential to the national financial system, acting as intermediaries in credit operations, investments, and risk management. Given the competitiveness and performance demands in the banking sector, employee performance is crucial, making investment in motivation and well-being vital for achieving results and ensuring a quality work environment. In this context, the present research was guided by the following question: What motivational factors influence effective banking management? Based on this question, the general objective was defined as investigating the main factors that drive employee motivation in the banking sector, analyzing how these elements relate to goal achievement, professional performance, and personal fulfillment. Methodologically, a quantitative study was conducted through a questionnaire applied in a bank branch located in Timon-MA. The results showed that bank employees are motivated by stability, financial benefits, work environment, professional recognition, and opportunities for growth. Thus, the importance of organizational policies that value employees and promote more engaged and productive work environments is highlighted, adopting practices that foster commitment and align individual goals with organizational objectives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jayane Bezerra (jayanecostabezerra@aluno.uespi.br) on 2025-07-10T21:12:28Z No. of bitstreams: 2 TCC - FINAL.pdf: 690227 bytes, checksum: 9d9b539af8b349501e2e8a3b00f2f6d2 (MD5) Termo de Autorização Repositório - Assinado 2.pdf: 108845 bytes, checksum: abd2c9728b28e5b62bdadb67e22faf8a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-11T14:36:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - FINAL.pdf: 690227 bytes, checksum: 9d9b539af8b349501e2e8a3b00f2f6d2 (MD5) Termo de Autorização Repositório - Assinado 2.pdf: 108845 bytes, checksum: abd2c9728b28e5b62bdadb67e22faf8a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-11T14:36:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - FINAL.pdf: 690227 bytes, checksum: 9d9b539af8b349501e2e8a3b00f2f6d2 (MD5) Termo de Autorização Repositório - Assinado 2.pdf: 108845 bytes, checksum: abd2c9728b28e5b62bdadb67e22faf8a (MD5) Previous issue date: 2025-07-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectGestão Bancáriapor
dc.subjectDesempenho Profissionalpor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpor
dc.titleMotivação e desempenho na gestão bancária: fatores que influenciam a escolha e permanência de profissionais no setorpor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Administração (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf674,05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.