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http://localhost:8080/tede/handle/tede/2267
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Traços humanizantes na obra O reizinho mandão, de Ruth Rocha: uma função emancipatória |
Autor: | Alves, Igor dos Santos |
Primeiro orientador: | Rocha, Dheiky Rêgo Monteiro |
Primeiro membro da banca: | Silva, Brigida Mônica da |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Thaís Amelia Araújo |
Resumo: | A literatura infantil constitui um instrumento de grande relevância na formação crítica e ética das crianças, favorecendo ao desenvolvimento de valores sociais e emocionais desde a infância. Este artigo tem como objetivo analisar a constituição dos traços humanizantes presentes na obra O reizinho mandão, de Ruth Rocha, na perspectiva emancipatória do leitor do gênero de literatura infantil. Para tanto, o método adotado será qualitativo, com enfoque na análise interpretativa de caráter bibliográfico e abordagem crítica literária. Foram utilizados referenciais teóricos de Candido (2002, 2014) e outros estudiosos que abordam a função humanizadora da literatura, e a formação do leitor crítico, Coelho (2006), Aguiar (2014) e Andruetto (2012, 2017), entre outros. Os resultados demonstram que a narrativa de Ruth Rocha promove valores como a liberdade de expressão, a reflexão crítica, a empatia e a resistência à opressão, configurando-se como um recurso formativo de grande potência emancipadora. Conclui-se que a obra analisada reafirma o papel da literatura infantil como prática humanizadora e transformadora, sendo essencial para a formação de sujeitos mais conscientes, sensíveis e socialmente engajados, capazes de reconhecer e enfrentar as complexidades do mundo contemporâneo. |
Abstract: | Children's literature is an essential tool for the critical and ethical development of children, fostering the construction of social and emotional values from an early age. This article aims to analyze the constitution of humanizing traits in Ruth Rocha’s work O reizinho mandão, in light of the emancipatory function of children's literature. To this end, the method adopted will be qualitative, with a focus on interpretative analysis of a bibliographic nature and a critical literary approach. The theoretical framework included Candido (2002, 2014) and other scholars who address the humanizing role of literature and the formation of critical readers, Coelho (2006), Aguiar (2014) and Andruetto (2012, 2017), between others. The results demonstrate that Rocha’s narrative promotes values such as freedom of expression, critical reflection, empathy, and resistance to oppression, establishing itself as a powerful formative and emancipatory resource. It is concluded that the analyzed work reaffirms the role of children's literature as a humanizing and transformative practice, essential for the formation of more conscious, sensitive, and socially engaged individuals, capable of recognizing and confronting the complexities of the contemporary world. |
Palavras-chave: | Literatura infantil Função Humanizadora Traços Humanizantes Emancipação do Leitor Ruth Rocha |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | ALVES, Igor dos Santos. Traços humanizantes na obra O reizinho mandão, de Ruth Rocha: uma função emancipatória. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2267 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Trabalho de Conclusão de Curso Completo | 303,19 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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