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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação não formal (com ênfase aos espaços e a comunicação não formais) aplicada ao ensino de biologia: revisando o tema e propondo ações
Autor: Nascimento, Mário Cristiano Pereira do
Primeiro orientador: Machado, Roselis Ribeiro Barbosa
Primeiro membro da banca: Machado, Roselis Ribeiro Barbosa
Segundo membro da banca: Araújo, Maria de Fátima Veras
Terceiro membro da banca: Gondinho, Martha Rochelly Ribeiro
Quarto membro da banca: Pinheiro, Paulo Henrique da Costa
Resumo: O ensino de Biologia vem passando por muitas transformações com destaque aos espaços de ensino e formas de comunicação, outrora exclusivos da sala de aula, convencionais e formais. Percebe-se o anseio e necessidade de novos modelos de ensino/aprendizagem que ampliem o campo do conhecimento, promovendo um ensino de caráter múltiplo e dinâmico. Para tanto optou-se como objetivo geral: realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema educação não formal (com ênfase aos espaços e a comunicação não formais) aplicada ao ensino de biologia, propondo ações de uso destas alternativas de ensino vislumbrando ampliar a aprendizagem de Biologia no ensino médio. Especificamente: realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema Educação não formal (com ênfase aos espaços e a comunicação não formais) aplicada ao ensino de biologia; refletir, através da revisão bibliográfica realizada, como a utilização da educação não formal, poderá colaborar para redimensionar os modos de ser professor e de ensinar dos professores de Biologia; conhecer, através da revisão bibliográfica realizada, a importância dos espaços e da comunicação não formais para a aquisição e efetivação dos conteúdos de Biologia; identificar conteúdos de Biologia do ensino médio adequados ao uso da educação não formal, com enfoque aos espaços e da comunicação não formais; elaborar planos de aulas de conteúdos de Biologia do ensino médio com uso da educação não formal, com enfoque aos espaços e da comunicação não formais. Teve abordagem bibliográfica e documental, bem como prática quando elaborou produtos para uso no ensino de biologia. As etapas metodológicas compreenderam (i) revisão bibliográfica sobre educação não formal, utilizando as bases de dados do portal da Capes, revistas eletrônicas e de bibliotecas virtuais, (ii) pesquisa documental, com consulta aos livros didáticos de Biologia do ensino médio adotados em uma instituição de ensino da rede pública de educação básica do município de Parnaíba – PI, para se elencar os conteúdos que melhor possibilitem o uso de técnicas e métodos de educação não formal e (iii) proposição de estratégias para melhoria da aprendizagem, com elaboração de planos de aula, discriminando-se, detalhadamente, o uso de uma metodologia aliada a educação não formal, com o passo a passo de aplicação da mesma. Os estudos apresentados como referencial teórico desta pesquisa, possibilitaram refletir a significância que a educação não formal, em especial a comunicação e os espaços não formais e como pode contribuir na aprendizagem de estudantes da educação básica. Os seis conteúdos de biologia elencados permitiram um perfeito uso de estratégias ainda novas, com aplicação da educação não formal, facilitando a aprendizagem desta ciência, promovendo maior estímulo aos discentes. Fica a incitação à pesquisa sobre a implementação das diversas modalidades de educação não formal nas escolas, o uso de diferentes metodologias e a adequação das propostas presentes nos livros didáticos, frente aos novos desafios educacionais.
Abstract: The teaching of biology has been going through various transformations with emphasis on teaching spaces and forms of communication, once exclusive to conventional and formal classroom. One can see that the desire and need of new models of teaching /learning that extend the field of knowledge, promoting a teaching of multiple and dynamic character. The main objective of this study is to carry out a bibliographic review on the subject of non-formal education (with emphasis on non-formal spaces and communication) applied to teaching biology, proposing actions to use these teaching alternatives to expand Biology learning in high school. More specifically: to carry out a bibliographical review on the theme Non-formal education (with emphasis on non-formal spaces and communication) applied to the teaching of biology; To reflect, through the bibliographical review used, how the use of non-formal education, can collaborate to resize the ways of being a teacher and their teaching approach; To know, through the bibliographic review, the importance of non-formal spaces and communication for acquisition and improve the contents of Biology; To identify the high school contents of Biology that is appropriate to the use of non-formal education, focusing on non-formal spaces and communication; To develop high school lesson plans with contents of Biology with the use of non-formal education, focusing on nonformal spaces and communication. It was used a bibliographical and documentary approach, as well as a practice when elaborating products for use in biology teaching. The methodological steps included (i) bibliographic review about non-formal education, using databases from Capes site, electronic journals and virtual libraries, (ii) documentary research, with reference to the textbooks of High School Biology adopted at a primary education public institution in Parnaíba - PI, to list the contents that best facilitate the the use of techniques and methods of non-formal education and (iii) proposition of strategies for the improvement of learning, with the elaboration of lesson plans, clearly discriminating the use of a methodology allied to a non-formal education, with its application. The studies carried out as theoretical references, allows to reflect in a non-formal perspective, especially communication and non-formal spaces and how they can contribute to the learning of students of basic education. The six biology contents allowed a perfect use of new strategies information, with the application of non-formal education, facilitating the knowledge of this science, promoting the stimulation to the students. This way, this work encourages searches the implementation of the various forms of non-formal education in schools, the implementation of the various forms of non-formal education in schools and the adequacy of the proposals in the textbooks, in face of new education challenges.
Palavras-chave: Educação não Formal
Metodologia Diferenciada
Ensino de Biologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: NASCIMENTO, Mário Cristiano Pereira do. A educação não formal (com ênfase aos espaços e a comunicação não formais) aplicada ao ensino de biologia: revisando o tema e propondo ações. 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/227
Data de defesa: 31-May-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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