Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Beatriz Lima da-
dc.contributor.advisor1Silva, Samara Oliveira da-
dc.date.accessioned2025-07-14T12:05:52Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Beatriz Lima da. Planície litorânea do Piauí: gestão e transparência na educação e os mecanismos de monitoramento do direito à educação. 2025. 26 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2270-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar as tendências, potencialidades e desafios da ação estatal para a garantia do direito à educação, a partir do levantamento de dados oficiais e publicações acadêmicas sobre a política educacional do/no Piauí. A pesquisa busca dar relevância ao tema o direito a educação condições de acesso e permanência nas escolas públicas municipais do ensino fundamental na Planície Litorânea do estado do Piauí está na necessidade de iguais condições de acesso à escola. O trabalho ora apresentado dialoga diretamente com essa realidade, visando expandir as fronteiras do conhecimento mediante a constituição de informações de acesso público, apresentando dados do levantamento da Legislação nas produções científicas sobre as políticas educacionais desenvolvidas no Piauí (artigos e legislação) e analisando os documentos, dados educacionais e financeiros da rede estadual e dos municípios do território litorâneo – para os gestores quanto a formulação e avaliação da políticas e monitoramento da ação estatal, conforme suas especificidades. Para que melhor fosse descrito este trabalho, foi desenvolvido estudos sobre as abordagens de pesquisa quanti-qualitativo, com a realização também da pesquisa bibliográfica e teórico de referência apresentando textos por meio de artigos. O desenvolvimento ocorreu em etapas, não havendo rigidez na sua realização, envolvendo a extração, catalogação, mapeamento e análise de dados sobre a política educacional piauiense e constituição da organização dos dados, visando colaborar com a produção da área.por
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the trends, potential and challenges of state action to guarantee the right to education, based on a survey of official data and academic publications on educational policy in Piauí. The research seeks to give relevance to the theme of the right to education: the conditions of access and permanence in municipal public primary schools in the coastal plain of the state of Piauí lie in the need for equal conditions of access to school. The work presented here dialogues directly with this reality, aiming to expand the frontiers of knowledge through the creation of publicly accessible information, presenting data from the survey of Legislation in scientific productions on educational policies developed in Piauí (articles and legislation) and analyzing the documents, educational and financial data of the state network and the municipalities of the coastal territory - for managers regarding the formulation and evaluation of policies and monitoring of state action, according to their specificities. In order to better describe this work, studies were carried out on quantitative and qualitative research approaches, as well as bibliographical and theoretical reference research presenting texts through articles. The work was carried out in stages, with no rigidities, involving the extraction, cataloguing, mapping and analysis of data on educational policy in the state of Piauí.por
dc.description.provenanceSubmitted by ANA DA SILVA (anablimadas@aluno.uespi.br) on 2025-07-13T04:44:40Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 388147 bytes, checksum: 1026f942c7172a0423b170d5238af91b (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 174981 bytes, checksum: f5de05b80f1ead8674c53172d779d439 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-14T12:05:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 388147 bytes, checksum: 1026f942c7172a0423b170d5238af91b (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 174981 bytes, checksum: f5de05b80f1ead8674c53172d779d439 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T12:05:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 388147 bytes, checksum: 1026f942c7172a0423b170d5238af91b (MD5) Termo de Autorização para publicação.pdf: 174981 bytes, checksum: f5de05b80f1ead8674c53172d779d439 (MD5) Previous issue date: 2025-03-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectDireitopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePlanície litorânea do Piauí: gestão e transparência na educação e os mecanismos de monitoramento do direito à educaçãopor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf379,05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.