Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Vanúsia Quaresma-
dc.creator.Lattes6823634958421362por
dc.contributor.advisor1Rogério, Radamés de Mesquita-
dc.contributor.advisor1Lattes9145460193823643por
dc.contributor.referee1Oliveira, Marcos Antônio de-
dc.contributor.referee1Lattes0893826859526568por
dc.contributor.referee2Durão, Gustavo de Andrade-
dc.contributor.referee2Lattes4057807587763146por
dc.date.accessioned2025-07-14T13:25:02Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Vanúsia Quaresma. Educação escolar quilombola em questão: vivências na Escola Municipal Luiz de Sousa Cavalcante no município de Piripiri-PI. 2025. 262 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2274-
dc.description.resumoA pesquisa empreendida consiste em refletir o papel social da escola no contexto da Educação Escolar Quilombola (modalidade de ensino que atende alunos dentro e fora das comunidades quilombolas), para além da formação tradicional de ensino, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola da Educação Básica, ponderando sobre as realidades acerca do currículo e suas práticas pedagógicas como ferramentas que integrem os saberes universais e as práticas culturais das comunidades quilombolas, que valorizem e fortaleçam os processos identitários desses grupos populacionais, promovendo uma educação antirracista e libertadora. O estudo, conduzido pela perspectiva da linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar”, do curso de mestrado ProfHistória, tem como objetivo geral investigar o lugar da educação escolar quilombola nas práticas da escola regular de ensino da escola municipal Luíz de Sousa Cavalcante, na cidade de Piripiri-PI, que atende estudantes remanescentes das comunidades quilombolas, buscando identificar os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem, específicos dessa realidade. No campo metodológico adotou-se a abordagem qualitativa do tipo empírica, e como procedimento técnico, a análise de conteúdo de Bardin (2011), por permitir uma compreensão mais profunda dos fenômenos estudados. A relevância desta pesquisa se evidencia por promover uma maior conscientização sobre a importância de adaptar currículos e práticas pedagógicas acerca da diversidade cultural e social dos estudantes quilombolas, buscando romper com modelos educacionais reprodutivistas pautados na manutenção das desigualdades sociais e raciais, com ênfase nas escolas inseridas no contexto EEQ. Como produto educacional, esta pesquisa apresenta um “Guia de implementação das Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Escolar Quilombola da Educação Básica”, mostrando o caminho e a estrutura, os benefícios e os desafios dessa política pública para estudantes e comunidades quilombolas, localizadas em Piripiri-PI ou em qualquer município/estado brasileiro.por
dc.description.abstractThis research aims to reflect on the social role of the school within the context of Quilombola School Education (a teaching modality that serves students both within and outside quilombola communities), going beyond traditional teaching approaches. Grounded in the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in Basic Education, the study considers the realities of curriculum development and pedagogical practices as tools to integrate universal knowledge and the cultural practices of quilombola communities. It emphasizes the importance of valuing and strengthening the identity processes of these population groups, fostering an anti-racist and emancipatory education. Conducted within the research line "Historical Knowledge in the School Space" of the ProfHistória master's program, the study's main objective is to investigate the role of quilombola school education in the practices of a regular municipal school—Luíz de Sousa Cavalcante School, located in Piripiri-PI—which serves students from quilombola communities. The study seeks to identify the specific challenges faced in the teaching and learning process within this context. Methodologically, a qualitative empirical approach was adopted, using Bardin’s (2011) content analysis as the technical procedure, allowing for a deeper understanding of the phenomena studied. The relevance of this research lies in promoting greater awareness of the need to adapt curricula and pedagogical practices to the cultural and social diversity of quilombola students, aiming to break away from reproductive educational models that uphold social and racial inequalities, especially in schools within the Quilombola School Education (QSE) context. As an educational product, this research presents a “Guide for the Implementation of the Municipal Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in Basic Education,” outlining the structure, benefits, and challenges of this public policy for students and quilombola communities in Piripiri-PI and potentially in other municipalities or states across Brazil.por
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Silva (mariavanusiaqs@aluno.uespi.br) on 2025-07-12T09:42:57Z No. of bitstreams: 4 Dissertação mestrado.pdf: 16867574 bytes, checksum: cd04748d5c720be0dcdc4546c6ee1ac3 (MD5) Ata_de_Exame_de_Defesa_Discente_Maria_Vanusia_Quaresma_Silva_assinado.pdf: 274801 bytes, checksum: 175849197e3b1ba07c66903f95df459c (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 401464 bytes, checksum: 0694ffd46abe4a813c9d5d19df1f8839 (MD5) Produto Educacional.pdf: 1769923 bytes, checksum: 83aa7e73a3f866a8ad487c73c2442944 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-14T13:25:02Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Dissertação mestrado.pdf: 16867574 bytes, checksum: cd04748d5c720be0dcdc4546c6ee1ac3 (MD5) Ata_de_Exame_de_Defesa_Discente_Maria_Vanusia_Quaresma_Silva_assinado.pdf: 274801 bytes, checksum: 175849197e3b1ba07c66903f95df459c (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 401464 bytes, checksum: 0694ffd46abe4a813c9d5d19df1f8839 (MD5) Produto Educacional.pdf: 1769923 bytes, checksum: 83aa7e73a3f866a8ad487c73c2442944 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T13:25:02Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Dissertação mestrado.pdf: 16867574 bytes, checksum: cd04748d5c720be0dcdc4546c6ee1ac3 (MD5) Ata_de_Exame_de_Defesa_Discente_Maria_Vanusia_Quaresma_Silva_assinado.pdf: 274801 bytes, checksum: 175849197e3b1ba07c66903f95df459c (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 401464 bytes, checksum: 0694ffd46abe4a813c9d5d19df1f8839 (MD5) Produto Educacional.pdf: 1769923 bytes, checksum: 83aa7e73a3f866a8ad487c73c2442944 (MD5) Previous issue date: 2025-05-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Escolar Quilombolapor
dc.subjectSaberes Históricospor
dc.subjectComunidades Quilombolaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleEducação escolar quilombola em questão: vivências na Escola Municipal Luiz de Sousa Cavalcante no município de Piripiri-PIpor
dc.title.alternativeO papel social da escola no contexto da educação escolar quilombolapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto Educacional Completo.pdf1,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Dissertação Completa.pdf4,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.