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Tipo do documento: Dissertação
Título: Microbiologia no ensino médio: uma abordagem investigativa com recursos lúdicos
Autor: Oliveira, Albino Veloso de
Primeiro orientador: Lima, Francisca Lúcia de
Primeiro membro da banca: Lima, Francisca Lúcia de
Segundo membro da banca: Soares, Maria José dos Santos
Terceiro membro da banca: Araújo, Maria de Fátima Veras
Resumo: Neste trabalho sobre Ensino, objetivou-se, avaliar o impacto do Ensino por Investigação com os recursos lúdicos Caça-palavras e Baralho, sobre a aprendizagem em temas da Microbiologia no Ensino Médio (EM), e utilizar os resultados na composição de uma cartilha sobre atividades investigativas. Pesquisa realizada em duas Escolas Públicas (1) e (2) na cidade de Timon-MA. Estudo descritivo exploratório longitudinal com abordagem quanti/qualitativo, ocorrido entre outubro e dezembro de 2018. Público-alvo: alunos de Ensino Regular e EJA (Ensino de Jovens e Adultos) representados por amostra de 140, sendo 77 do Colégio (1), e 63 do Colégio (2). Amostra estratificada por Escola e por Série. Foram desenvolvidas duas Atividades Investigativas: a primeira sobre fungos e a segunda sobre bactérias, em três fases consecutivas: 1) Diagnóstico inicial de cinco questões objetivas sobre fungos ou bactérias; problematização e estudo de textos com discussões em grupos, em torno das questões-problema: qual a participação dos fungos no cotidiano das pessoas? na atividade sobre fungos; e qual a importância das bactérias para a saúde humana? na atividade sobre bactérias. 2) Atividade lúdica: em grupos, utilizando Caça-Palavras, na primeira atividade, e Baralho na segunda, como recursos de revisão, direcionados aos textos; 3) Produção textual por 26 grupos de 5 ou 6 pessoas, por escola e por turma. Os textos produzidos sobre fungos, e sobre bactérias, utilizaram respectivamente as palavras-chave selecionadas nas Caça-Palavras, e palavras-chave das cartas vencedoras, no Baralho; a análise dos textos considerou o número de referências a atributos físicos, funcionais, ou utilitários dos fungos ou bactérias, e identificou cinco categorias: A, com no mínimo 5 atributos; B, C, D e E, com 6 a 7; 8 a 9; 10 a 11, e 12 ou mais, respectivamente. Retorno ao questionário sobre fungos na primeira atividade, e sobre bactérias na segunda, acrescidos de cinco itens em que os alunos avaliaram a metodologia utilizada, indicando como ruim, regular, boa, ótima ou excelente. A avaliação do impacto da metodologia sobre a aprendizagem baseou-se em HAKE (2002): g = (%) pós − (%) pré / 100(%)−(%) pré,onde g é o ganho normatizado; (%) pós, é a porcentagem de acerto pós-teste aplicado após a implementação da metodologia; (%) pré, é a porcentagem de certo do pré-teste aplicado antes da intervenção, e 100% é a porcentagem máxima de acertos possível.Instrumentos de análises: Planilha Excel versão 10; Software Statistical Package for the Social Science (SPSS versão 22) e teste Qui-quadrado; teste de Normalidade KS, teste T no caso de amostras paramétricas ou teste de Wilcoxon. O nível de confiança é 95%. Os resultados indicam que 77,0% dos textos sobre fungos e 92,3% sobre bactérias pertencem às categorias C, com 8 a 9 atributos citados; D, com 10 a 11, ou E, com 12 ou mais, respectivamente. Na avaliação dos alunos a metodologia recebeu conceitos bom, ótimo e excelente. O impacto da metodologia sobre a aprendizagem foi de 62,3,0(médio) com caça-palavras, e 67,0(médio) com baralho.
Abstract: The aim of this paper about teaching was evaluate the impacto of the teaching by investigation with play ful resources, Word search puzzle and Cards, about learning in Microbiology themes in High School (EM) and use the results in a composition of a book let about investigative activities. Research conducted in two State Schools (1) and (2) in the city of Timon-MA. Descriptive exploratory longitudinal study with quanti/qualitative approach occurred between October and December, 2018. Target Audience: students in regular high school and EJA (Young and Adults Education) represented by sample of 140 which 77 from school (1) and 63 from school (2). The sample was stratified by School sand Grades. Two investigatives activities were developed: the first about fungi and these cond about bacteria, in three consecutive phases; 1)Initial diagnosis of Five objective questions about fungi or bactéria; problematization and study of specific texts with group discussion saround the questions: what is the participation of fungi in people's everyday lives?on the activity about fungi; and what is the importance of the bactéria to the human health?on the activity about bacteria. 2) Play ful activities: in groups, using search puzzle word in the first activity and play in gcards in these cond activity as a revision resource directed to the texts; 3)Textual production by 26 groups of 5 or 6 students for med by schools and classes. The texts about fungi and about bactéria used respectively, the selected key Word Sat word search puzzle and key words on the winning cards, on Cards; The analysis of the texts considered the number of citation or description used to physical, functional, ecological or utilitarian characteristics of the fungi and bactéria and identified Five categories: A, with atleast 5 characteristics; B, C, D and E, with 6 to 7, 8 to 9, 10 to 11 and 12 or more, respectively. Returned to the questionnaire about fungi in the first activity nad about bacteria in these cond, plus Five items that the students evaluated the used methodology as bad, regular, good, great or excellent. The impact of the methodology evaluation about the learning was based in HAKE (2002): g = (%) post − (%) pre / 100(%)−(%) pre, where g is thes tandardized gain; (%) post is the score o faccuracy post-test apllied af terthe implementation of the methodology; (%) pre is the score ofaccuracy post-test apllied before the intervention, and 100% is the maximum percentage of possible hits. Analytical Instruments: Excel Spread sheet version 10; Statistical Package for the Social Science Software (SPSS version 22) and Chi Square Test; KS Normality Test;T-Test, in the case of parametric samples or Wilcoxon Test. The confidencelev elwas 95%. The results indicatet hat 77,0% of the texts about fungi and 92,3% about bactéria belongs to the categories C, with 8 to 9 cited characteristics, D, with 10 to 11 or E, with 12 or more, respectively. In the students evaluation the methodology received good, great or excellent concepts. The impact of the methodology about the learning was 62,3(medium) with search puzzle Word and 67,0(medium) with Cards.
Palavras-chave: Investigação
Microbiologia
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: OLIVEIRA, Albino Veloso de. Microbiologia no ensino médio: uma abordagem investigativa com recursos lúdicos. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí. Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/228
Data de defesa: 28-Jun-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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