| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2302| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Desenvolvimento de protótipo digital utilizando princípios da comunicação alternativa e aumentativa para o público com TEA |
| Autor: | Gomes, Francieudo Lopes |
| Primeiro orientador: | Duarte, Lianna Mara Castro |
| Primeiro membro da banca: | Neto, Constantino Augusto Dias |
| Segundo membro da banca: | Santos, Alcemir Rodrigues |
| Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Apesar da existência de ferramentas de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), muitas delas não atendem adequadamente às necessidades de acessibilidade, usabilidade e personalização exigidas por esse público. Este trabalho apresenta a prototipação de uma ferramenta de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) voltada a crianças e adolescentes com TEA. A proposta busca atender às demandas específicas desse público, promovendo autonomia comunicacional por meio de um protótipo digital adaptável. A metodologia adotada foi qualitativa e exploratória, com base no Design Centrado no Usuário (DCU), focando em acessibilidade, usabilidade e personalização. Foram desenvolvidos protótipos navegáveis de alta fidelidade utilizando a ferramenta Figma, considerando diferentes níveis de suporte. O produto final resultou em um conjunto de interfaces acessíveis e interativas que possibilitam comunicação simbólica, expressão emocional e organização da rotina, contribuindo significativamente para a inclusão social e educacional de indivíduos com TEA. |
| Abstract: | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition that affects communication, social interaction, and behavior. Although there are Augmentative and Alternative Communication (AAC) tools, many of them do not adequately address the accessibility, usability, and personalization needs required by this population. This study presents the prototyping of an AAC tool aimed at children and adolescents with ASD. The proposal seeks to meet the specific demands of this audience, promoting communicative autonomy through an adaptable digital prototype. The adopted methodology was qualitative and exploratory, based on User-Centered Design (UCD), with a focus on accessibility, usability, and personalization. High-fidelity, navigable prototypes were developed using the Figma tool, considering different levels of support. The final product resulted in a set of accessible and interactive interfaces that enable symbolic communication, emotional expression, and routine organization, contributing significantly to the social and educational inclusion of individuals with ASD. |
| Palavras-chave: | Comunicação Alternativa e Aumentativa Transtorno do Espectro Autista Prototipação Design Centrado no Usuário Usabilidade |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Tecnologia e Urbanismo |
| Programa: | Bacharelado em Ciências da Computação |
| Citação: | GOMES, Francieudo Lopes. Desenvolvimento de protótipo digital utilizando princípios da comunicação alternativa e aumentativa para o público com TEA. 2025. 54 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2302 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CTU - Bacharelado em Ciências da Computação (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 4,23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
