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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de jogos e modelos didáticos no ensino de biologia, associados à aula expositiva dialogada na área de citologia
Autor: Sousa, Antônio Sérgio de
Primeiro orientador: Vieira, Fábio José
Primeiro membro da banca: Vieira, Fábio José
Segundo membro da banca: Vieira, Lucilene Lima dos Santos
Terceiro membro da banca: Saleh, Emília Ordones Lemos
Quarto membro da banca: Barros, Roseli Farias Melo de
Resumo: A pesquisa versa sobe o uso de jogos e modelos didáticos no ensino de Biologia. Durante a execução foi investigado qual o real papel e as influências dos jogos e modelos didáticos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos do Ensino Médio na área de Citologia. Diante da complexidade, do excesso de terminologias, do alto nível de abstração e das dificuldades dos alunos, este trabalho foi idealizado com o objetivo de construir modelos e um jogo didático sobre células, que facilitou a aprendizagem a partir da vivência dos conteúdos. A pesquisa possui natureza descritiva e foi desenvolvida por meio de análises quali-quantitativas. Os dados foram colhidos de uma amostra composta por 92 alunos do primeiro ano do Ensino Médio, utilizando-se questionário aplicado três vezes: prévia (Q1); outra após as aulas expositivas (Q2); e, por último, depois do uso dos jogos e modelos (Q3). Além disso, fazem parte dos dados coletados, os desenhos das células elaborados pelos discentes. A pesquisa se desenvolveu em dois cenários: no primeiro (A) foram construídos modelos de células e aplicado um jogo de cartas; no segundo (B) foram utilizados modelos e jogos virtuais. Em ambos os contextos, os jogos e modelos foram associados a aulas expositivas dialogadas. Os resultados mostraram que os jogos e modelos utilizados são importantes como ferramentas de aprendizagem, pois auxiliam uma melhor compreensão do conteúdo ministrado. Estatisticamente constatou-se não existir diferenças significativas entre os rendimentos dos grupos A e B, ou seja, ambas as modalidades se mostraram eficientes. Por intermédio da análise dos desenhos foi possível perceber uma evolução gradual da capacidade de representação e abstração, além de encontrarmos diferença significativa (p<0,05), após aplicação do Q2 e do Q3. Conclui-se que, tanto os jogos e modelos materiais, quanto os virtuais são meios didáticos favorecedores da aprendizagem quando associados as aulas expositivas dialogadas, e são muito bem aceitos pelos discentes.
Abstract: This research deals with the use of games and models in teaching Biology. During its execution, it was investigated what the real role and the influences of games and didactic models in the teaching-learning process of the contents of the High School in the area of Cytology. Given the complexity, the excess of terminologies, the high level of abstraction and the difficulties of the students, this work was conceived with the objective of constructing models and a didactic game about cells, which facilitated the learning from the experience of the contents. The research has a descriptive nature and was developed through qualitative-quantitative analyses. The data were collected from a sample composed of 92 students of the first year of High School, using a questionnaire applied three times: previous application (Q1); application after lectures (Q2); and, finally, application after the use of games and didactic models (Q3). In addition, in the data collected are the drawings of the cells made by the students. The research developed in two scenarios: in the first (A) were built cell models and applied a card game; in the second (B) virtual models and games were used. In both contexts, the games and models were associated with the dialogic expositive classes. The results showed that the games and models used are important as learning tools, since they help in a better understanding of the content taught. Statistically, it was found that there were no significant differences between the yields of groups A and B, that is, both modalities were efficient. Through the analysis of the drawings it was possible to perceive a gradual evolution of the capacity of representation and abstraction, since a significant difference (p <0.05) was identified after Q2 and Q3. It was concluded that both games and material models, as well as virtual ones, are learning-friendly didactic means when associated with the dialogic expositive classes, since they are very well accepted by the students.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem
Ludicidade
Metodologia Participativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: SOUSA, Antônio Sérgio de. Análise de jogos e modelos didáticos no ensino de biologia, associados à aula expositiva dialogada na área de citologia. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/231
Data de defesa: 31-May-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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