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dc.creatorCarvalho, Andreia Quaresma de-
dc.contributor.advisor1Leão, Joseane de Carvalho-
dc.date.accessioned2025-07-16T12:46:24Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCARVALHO, Andreia Quaresma de. Análise da incorporação do ODS 12 em empresas de cosméticos: um estudo multicaso. 2025. 25 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2311-
dc.description.resumoA responsabilidade socioambiental tem incentivado empresas a reformularem seus processos produtivos, tornando-os mais sustentáveis, especialmente no setor de cosméticos, cuja atuação impacta diretamente o uso de recursos naturais e descarte de resíduos altamente poluentes. Este trabalho tem por objetivo analisar como duas empresas de cosméticos incorporam o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 em suas estratégias de negócio. A pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, com delineamento de estudo de multicasos, utilizando-se da análise de relatórios de sustentabilidade de duas empresas nacionais do setor de cosméticos para identificar ações e relacioná-las a metas específicas do ODS 12, examinando sua estruturação, comparando e apontando limitações observadas. Os resultados indicam que ambas as empresas demonstram aderência às metas, embora com diferenças significativas: a Hinode apresenta metas futuras e indicadores definidos, enquanto a Granado prioriza práticas já consolidadas, mas com menor detalhamento e sistematização. A análise evidenciou diferentes níveis de maturidade na gestão da sustentabilidade, e reforça a relevância de mecanismos mais claros de mensuração, monitoramento e transparência. A proposta de organização por metas contribui para ampliar o entendimento prático do ODS 12 e oferece uma ferramenta útil para estudos semelhantes.por
dc.description.abstractSocial and environmental responsibility has encouraged companies to reformulate their production processes, making them more sustainable, especially in the cosmetics sector, whose activities directly impact the use of natural resources and the disposal of highly polluting waste. This study aims to analyze how two cosmetics companies incorporate Sustainable Development Goal 12 into their business strategies. The research is descriptive, with a qualitative, bibliographical, and documentary approach, with a multi-case study design. It analyzes the sustainability reports of two Brazilian cosmetics companies to identify actions and relate them to specific SDG 12 targets, examining their structure, comparing them, and identifying observed limitations. The results indicate that both companies demonstrate adherence to the targets, albeit with significant differences: Hinode presents future targets and defined indicators, while Granado prioritizes already established practices, but with less detail and systematization. The analysis highlighted different levels of maturity in sustainability management and reinforces the importance of clearer measurement, monitoring, and transparency mechanisms. The proposed organization by goals contributes to broadening the practical understanding of SDG 12 and offers a useful tool for similar studies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Andreia Quaresma de Carvalho (andreiacarvalho@aluno.uespi.br) on 2025-07-16T01:49:55Z No. of bitstreams: 2 Artigo Completo.PDF: 1208720 bytes, checksum: 8bd97e4b9c56e8838785a8440277e4c2 (MD5) Termo de Autorizacao repositorio UESPI Andreia assinado.pdf: 254700 bytes, checksum: d808295291aafa522ec8a67631d7e8f6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-16T12:46:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Completo.PDF: 1208720 bytes, checksum: 8bd97e4b9c56e8838785a8440277e4c2 (MD5) Termo de Autorizacao repositorio UESPI Andreia assinado.pdf: 254700 bytes, checksum: d808295291aafa522ec8a67631d7e8f6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-16T12:46:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo Completo.PDF: 1208720 bytes, checksum: 8bd97e4b9c56e8838785a8440277e4c2 (MD5) Termo de Autorizacao repositorio UESPI Andreia assinado.pdf: 254700 bytes, checksum: d808295291aafa522ec8a67631d7e8f6 (MD5) Previous issue date: 2025-07-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectObjetivo de Desenvolvimento Sustentável 12por
dc.subjectPráticas Sustentáveispor
dc.subjectSetor de Cosméticospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleAnálise da incorporação do ODS 12 em empresas de cosméticos: um estudo multicaso.por
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Administração (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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