Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2313
Tipo do documento: Monografia
Título: Inteligência artificial e sistemas de tutoria inteligente para uma educação matemática mais personalizada e eficiente
Autor: Silva, Daniel Jonas Alves
Primeiro orientador: Soares Júnior, Pedro Antônio
Primeiro membro da banca: Soares, Pedro Antônio
Segundo membro da banca: Monte, Edvaldo Leandro Lima
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Raimundo Nonato
Resumo: Este trabalho investigou a aplicação de inteligência artificial (IA) e sistemas de tutoria inteligente (STIs) na educação matemática, destacando sua capacidade de personalizar o ensino e aumentar a eficiência do processo de aprendizagem. A fundamentação teórica apresentou os conceitos de IA, seus tipos e aplicações gerais, com ênfase na educação, especialmente no uso de plataformas como a Khan Academy. Foi realizado um estudo de caso da aplicação prática do STI da Khan Academy, evidenciando seus benefícios, como a geração de feedbacks imediatos e a análise detalhada do progresso dos alunos, que possibilitam intervenções pedagógicas mais eficazes. Além disso, o estudo abordou os desafios enfrentados na implementação de STIs, incluindo questões técnicas, como o treinamento de professores para o uso adequado dessas ferramentas e as limitações tecnológicas. Os resultados demonstram que a IA tem um potencial transformador na educação, promovendo uma experiência mais personalizada, interativa e inclusiva para os alunos. Contudo, desafios relacionados à acessibilidade e à adaptação tecnológica indicam a necessidade de um planejamento cuidadoso para maximizar os benefícios dessa abordagem no contexto educacional.
Abstract: This study investigated the application of artificial intelligence (AI) and intelligent tu- toring systems (ITS) in mathematics education, highlighting their ability to personalize teaching and enhance the efficiency of the learning process. The theoretical foundation presented the concepts of AI, its types, and general applications, with an emphasis on education, particularly the use of platforms such as Khan Academy. A case study of the practical application of Khan Academy’s ITS highlighted its benefits, including the generation of immediate feedback and detailed analysis of students’ progress, enabling more effective pedagogical interventions. Additionally, the study addressed the challenges faced in implementing ITS, including technical issues such as teacher training for the proper use of these tools and technological limitations. The results demonstrate that AI has transformative potential in education, fostering a more personalized, interactive, and inclusive learning experience for students. However, challenges related to accessibility and technological adaptation indicate the need for careful planning to maximize the benefits of this approach in the educational context.
Palavras-chave: Inteligência Artificial
Sistemas Tutores Inteligentes
Khan Academy
Educação Personalizada
Aprendizagem Adaptativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: SILVA, Daniel Jonas Alves. Inteligência artificial e sistemas de tutoria inteligente para uma educação matemática mais personalizada e eficiente. 2025. 57 f . Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2313
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf3,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.