Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2315
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Família e escola: Parceria indispensável para uma educação de qualidade |
Autor: | Lustosa, Sámylla Carvalho |
Primeiro orientador: | Oliveira, Mirian Folha de Araujo |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Mirian |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Raimunda |
Terceiro membro da banca: | Brito, Ruamma |
Resumo: | A educação tem sido entendida como uma responsabilidade exclusiva da escola. Entretanto, essa visão tem se modificado ao longo dos anos quando as famílias têm sido convidadas para fazerem parte do processo educacional dos seus filhos. O estudo tem como objetivo geral analisar a importância da parceria entre escola e família para o sucesso na educação. Os objetivos específicos incluem: reconhecer a importância da participação da família no acompanhamento escolar dos filhos; compreender o papel da escola na formação acadêmica, intelectual e cognitiva dos alunos; identificar alternativas capazes de estreitar a relação entre a família e a escola para que possam desempenhar um papel integral na formação da criança. A pesquisa é de natureza exploratória e adota uma abordagem qualitativa, focando na compreensão de situações sociais. Para atingir o objetivo geral, foi realizada uma revisão da literatura em artigos científicos, livros e trabalhos finais de conclusão de curso, utilizando palavras-chave como: família, escola, alunos e educação. Os resultados mostraram que a parceria entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento educacional das crianças, evidenciando que a colaboração ativa dos pais impacta positivamente no desempenho acadêmico e no comportamento dos alunos. A pesquisa indicou que a escola desempenha um papel crucial na formação integral dos alunos, enquanto a participação da família no acompanhamento escolar é vital para reforçar o aprendizado. Foram identificadas práticas eficazes, como reuniões periódicas e eventos comunitários, que podem fortalecer essa relação. Concluímos que a construção de um vínculo sólido entre família e escola enriquece a experiência educacional e promove um ambiente favorável ao desenvolvimento emocional e social das crianças. |
Abstract: | Education has been understood as the exclusive responsibility of schools. However, this view has changed over the years as families have been invited to take part in their children's educational process. The study's overall objective is to analyze the importance of the partnership between school and family for success in education. The specific objectives include: recognizing the importance of family participation in monitoring their children's schooling; understanding the role of schools in the academic, intellectual, and cognitive development of students; and identifying alternatives capable of strengthening the relationship between families and schools so that they can play an integral role in the child's education. The research is exploratory in nature and adopts a qualitative approach, focusing on understanding social situations. To achieve the overall objective, a literature review was conducted in scientific articles, books, and final coursework, using keywords such as: family, school, students, and education. The results showed that the partnership between families and schools is essential for the educational development of children, evidencing that active parental collaboration has a positive impact on students' academic performance and behavior. The research indicated that schools play a crucial role in the integral development of students, while family involvement in school monitoring is vital to reinforce learning. Effective practices, such as regular meetings and community events, were identified that can strengthen this relationship. We concluded that building a solid bond between family and school enriches the educational experience and promotes an environment that is favorable to the emotional and social development of children. |
Palavras-chave: | Familia Escola Alunos Educação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | LUSTOSA, Sámylla Carvalho. Família e escola: parceria indispensável para uma educação de qualidade. 2025.14 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2315 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Completo.pdf | 180,8 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.