Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/232
Tipo do documento: Dissertação
Título: Evolução biológica e criacionismo: vivência e discussão entre alunos do ensino médio
Autor: Ribeiro Júnior, Manoel Cícero
Primeiro orientador: Figueiredo, Luciano Silva
Primeiro membro da banca: Figueiredo, Luciano Silva
Segundo membro da banca: Barros, Rosell Farias de
Terceiro membro da banca: Aragão, Janaina Alvarenga
Quarto membro da banca: Korndorfer, Carla Ledi
Resumo: O debate entre Ciência e Religião tem marcado os últimos séculos, com implicações atuais para o ensino de Ciências. Nesse objetivou-se conhecer a influência do ambiente educacional diante do pensamento evolutivo sobre a expressão da crença em Deus e na religiosidade entre os estudantes de nível médio de uma escola no interior do Maranhão, Nordeste do Brasil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na cidade de Alto Alegre do Maranhão sobre o conteúdo de evolução. Na realização da pesquisa foi utilizada a abordagem quali-quantitativa, sendo desenvolvida a partir da observação direta dos fatos. Perguntas como: qual a opinião dos entrevistados quanto a classificação dos seres humanos diante da variedade de organismos existentes, aponta que para maioria, é importante se fazer essa classificação, cerca de 74% dos entrevistados acham coerente a ideia de ancestral comum para explicar a condição de semelhanças e diferenças encontradas nos organismos vivos. Pode-se afirmar que os dados levantados indicam que o ambiente educacional não é fator exclusivo de influência na tomada de decisões dos alunos quanto ao entendimento sobre a dinâmica da vida. Possuir religião praticá-la também pode ser um influenciador de significância no modo com que o estudante se relaciona com esse assunto.
Abstract: The debate between Science and Religion has marked the last centuries, with the current disciplines for science teaching. This objective meets in the educational educational on the students evoluctive in the expression of the religion in God and the religious students in the middle students of middle school in the Interior of Brazil. Semi-structured interviews were conducted in the 3rd year of high school of a state school located in the city of Alto Alegre do Maranhão. The implementation of the research was a qualitative and quantitative approach, being developed from the reception of freedom of facts. Questions like: What do respondents say about the problem of humans on the sample of existing data, points to the majority, it is important to make a classification, about 74% of respondents find consistent the idea of common ancestor to explain the condition of lives and differences found in living entities. It can be argued that the data rise to the fact that the educational environment is not an exclusive decision-making factor of the student as the organization on the dynamics of life. Possessing practice can also influence significance in the way the student relates to that subject.
Palavras-chave: Ciência
Religiosidade
Evolução
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: RIBEIRO JÚNIOR, Manoel Cícero. Evolução biológica e criacionismo: vivência e discussão entre alunos do ensino médio. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/232
Data de defesa: 20-Mai-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo1,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação455,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons