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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2336| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A abordagem gramatical em um livro didático de língua portuguesa: entre a norma - padrão e a norma culta |
| Autor: | Sousa, Gisele Batista de |
| Primeiro orientador: | Cantuário, Antonio Artur Silva |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Francisco Herbert |
| Segundo membro da banca: | Ferreira, Maria do Socorro de Andrade |
| Resumo: | Objetiva-se analisar como os conceitos de norma-padrão e norma culta são abordados nas seções e questões sobre análise linguística/semiótica em livros didáticos de língua portuguesa do nono ano dos anos finais do ensino fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2024). Esse artigo tem na base da análise linguística autores como Faraco (2009), Traváglia (2009) e Bagno (2013). Trata-se de uma pesquisa, descritivo interpretativa, visto que os dados não só foram descritos, mas também analiticamente interpretados com apoio no material crítico da pesquisa. A obra selecionada foi de autoria de Cereja e Vianna (2022), intitulada Português: linguagens. Os resultados iniciais apontam um equívoco quanto ao uso dos termos norma-padrão e norma culta, sobretudo quando relacionado à ideia de que essa norma dita padrão seria uma variedade, o que está totalmente errado, pois conforme Bagno (2013), o que é realmente seria considerada uma variação e o do uso culto da língua em regiões onde predominam esse registro, em especial, na modalidade escrita da língua. Dessa forma, é preciso avançar na formação de professores para superar os problemas que existem ainda em torno do ensino de língua e de gramática na escola. O professor deve ir além do ensino “tradicional”, ou seja, deve buscar uma educação inclusiva, valorizando e inserindo a variabilidade linguística nas escolas e consequentemente com essa atitude diminuindo o preconceito linguístico no Brasil, pois a língua traz consigo valores sociais, éticos, identidades e cada indivíduo tem a sua cabe a nós respeitar todas sem julgamentos ou preconceitos. |
| Abstract: | This article aims to analyze how the concepts of the standard norm and the educated variety are addressed in the sections and questions related to linguistic/semiotic analysis in Portuguese language textbooks for the ninth grade of the final years of elementary school, approved by the National Textbook Program (PNLD/2024). The study is grounded in linguistic analysis as proposed by authors such as Faraco (2009), Traváglia (2009), and Bagno (2013). It is descriptive-interpretative research, as the data were not only described but also critically analyzed with support from relevant research materials. Initial results indicate a recurring confusion between the terms standard norm and educated variety, especially in the mistaken notion that the so-called standard norm represents a linguistic variety. According to Bagno (2013), what can actually be considered a variation is the educated use of language in regions where this register predominates—especially in its written form. Therefore, there is a pressing need to improve teacher training in order to overcome persistent issues in the teaching of language and grammar in schools. Teachers must move beyond "traditional" approaches and embrace inclusive education that values and incorporates linguistic diversity in schools. Such efforts can contribute to reducing linguistic prejudice in Brazil, recognizing that language carries social and ethical values, identities, and that each individual has their own values that must be respected without judgment or bias. |
| Palavras-chave: | Abordagem Gramatical Livro Didático Norma Padrão Norma Culta |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | SOUSA, Gisele Batista de. A abordagem gramatical em um livro didático de língua portuguesa: entre a norma- padrão e a norma culta. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2336 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf | 790,5 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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