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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de genética na educação básica: revisão bibliográfica e produção de modelos didáticos
Autor: Pereira, Francisco Pires
Primeiro orientador: Araújo, Maria de Fátima Veras
Primeiro membro da banca: Araújo, Maria de Fátima Veras
Segundo membro da banca: Santos Filho, Francisco Soares
Terceiro membro da banca: Azevedo, Francisco Honeidy Carvalho
Quarto membro da banca: Machado, Roselis Ribeiro Barbosa
Resumo: Tendo em vista que o ensino de Biologia desenvolvido nas escolas ainda é realizado nos moldes tradicionais, conteudista, quase sempre distante da realidade dos alunos, não sendo utilizado diferentes recursos e metodologias para a implementação das aulas, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o ensino de genética no Brasil, destacando os aspectos conceituais e evolutivos bem como produzir modelos didáticos inovadores para as aulas teóricas e/ou práticas do conteúdo de Genética no ensino médio, disponibilizados para o uso nas aulas de Genética, tornando-as mais agradáveis, e possibilitando a ampliação da aprendizagem e rendimento nesta área do conhecimento. Teve uma abordagem bibliográfica com produção de material didático. O levantamento dos dados pautou-se na pesquisa bibliográfica, em livros e portais de periódicos que contemplaram publicações referentes ao tema objeto deste estudo, no contexto nacional e local. A construção dos modelos didáticos pode ser considerada ferramenta eficaz na articulação método-conteúdo e constitui processo representativo, com a utilização do desenvolvimento de modelos tridimensionais em biscuit. Esses modelos são recursos acessíveis que aumentam a compreensão dos temas de Genética, reduzindo o nível de abstração, através da aprendizagem tátil. A pesquisa como resultado demonstra que a utilização dos modelos com biscuit são importantes estratégias motivadoras, tornando as aulas mais participativas entre alunos e professor e, assim, contribui de forma efetiva para a aprendizagem de conceitos relacionados à Genética entre muitas outras habilidades, com ganhos significativos no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Given that the teaching of biology developed in schools is still carried out in the traditional, contentist manner, almost always far from the reality of the students, not being used different resources and methodologies for the implementation of the classes, this research aimed to conduct a literature review. on the teaching of genetics in Brazil, highlighting the conceptual and evolutionary aspects as well as producing innovative didactic models for the theoretical and / or practical classes of genetics content in high school, made available for use in genetics classes, making them more enjoyable. , and enabling the expansion of learning and performance in this area of knowledge. It had a bibliographical approach with production of didactic material. Data collection was based on bibliographic research, books and journal portals that included publications on the subject of this study, in the national and local context. The construction of didactic models can be considered an effective tool in the method-content articulation and is a representative process, using the development of three-dimensional biscuit models. These models are accessible resources that increase understanding of genetics topics, reducing the level of abstraction through tactile learning. Research as a result demonstrates that the use of biscuit models are important motivating strategies, making classes more participatory between students and teacher, and thus contributes effectively to learning concepts related to genetics among many other skills, with significant gains. in the teaching and learning process.
Palavras-chave: Educação
Ensino Médio
Modelos Didáticos
Genética
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: PEREIRA, Francisco Pires. O ensino de genética na educação básica: revisão bibliográfica e produção de modelos didáticos. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/234
Data de defesa: 25-Jul-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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