Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2384
Tipo do documento: Artigo
Título: A dança no contexto da educação infantil
Autor: Carvalho, Stéfani de Sousa
Primeiro orientador: Nascimento, Nilzene Natanael de Santana
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Valtercia
Segundo membro da banca: Ribeiro, Raimunda
Terceiro membro da banca: Nataniel, Nilzene
Resumo: O referente artigo aborda a dança no contexto da Educação Infantil e o desenvolvimento psicomotor. Nesta circunstância, explorar, aprofundar e investigar é um processo que vai incentivar, através deste trabalho, futuras pesquisas e práticas pedagógicas em sala de aula. O objetivo geral do estudo é: compreender as contribuições da dança no contexto escolar quando utilizada como ferramenta pedagógica, para o desenvolvimento psicomotor. Essa pesquisa foi realizada durante o período de Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado na Educação Infantil. A metodologia utilizada nesta investigação está ancorada na pesquisa qualitativa, com a utilização do método identificado como pesquisa-ação, com adesão ao uso da observação e da entrevista como técnicas de coleta de dados. Os resultados nos levam à compreensão que a pesquisa é continua e que cada estudo é um aprofundamento do tema, adquirindo uma visão acentuada da prática que envolve a psicomotricidade e a dança no cotidiano na sala de aula na Educação Infantil.
Abstract: This article addresses dance in the context of Early Childhood Education and psychomotor development. In this circumstance, exploring, deepening and investigating is a process that will encourage, through this work, future research and pedagogical practices in the classroom. The general objective of the study is: to understand the contributions of dance in the school context when used as a pedagogical tool, for psychomotor development. This research was carried out during the period of Mandatory Supervised Curricular Internship in Early Childhood Education. The methodology used in this investigation is anchored in qualitative research, with the use of the method identified as action research, with adherence to the use of observation and interviews as data collection techniques. The results lead us to understand that the research is ongoing and that each study is a deepening of the theme, acquiring a sharp view of the practice that involves psychomotricity and dance in the daily classroom in Early Childhood Education.
Palavras-chave: Dança
Educação Infantil
Desenvolvimento Psicomotor
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: CARVALHO, Stéfani de Sousa. A dança no contexto da educação infantil. 2025. 21 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2384
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf447,32 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.