| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2384| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | A dança no contexto da educação infantil |
| Autor: | Carvalho, Stéfani de Sousa |
| Primeiro orientador: | Nascimento, Nilzene Natanael de Santana |
| Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Valtercia |
| Segundo membro da banca: | Ribeiro, Raimunda |
| Terceiro membro da banca: | Nataniel, Nilzene |
| Resumo: | O referente artigo aborda a dança no contexto da Educação Infantil e o desenvolvimento psicomotor. Nesta circunstância, explorar, aprofundar e investigar é um processo que vai incentivar, através deste trabalho, futuras pesquisas e práticas pedagógicas em sala de aula. O objetivo geral do estudo é: compreender as contribuições da dança no contexto escolar quando utilizada como ferramenta pedagógica, para o desenvolvimento psicomotor. Essa pesquisa foi realizada durante o período de Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado na Educação Infantil. A metodologia utilizada nesta investigação está ancorada na pesquisa qualitativa, com a utilização do método identificado como pesquisa-ação, com adesão ao uso da observação e da entrevista como técnicas de coleta de dados. Os resultados nos levam à compreensão que a pesquisa é continua e que cada estudo é um aprofundamento do tema, adquirindo uma visão acentuada da prática que envolve a psicomotricidade e a dança no cotidiano na sala de aula na Educação Infantil. |
| Abstract: | This article addresses dance in the context of Early Childhood Education and psychomotor development. In this circumstance, exploring, deepening and investigating is a process that will encourage, through this work, future research and pedagogical practices in the classroom. The general objective of the study is: to understand the contributions of dance in the school context when used as a pedagogical tool, for psychomotor development. This research was carried out during the period of Mandatory Supervised Curricular Internship in Early Childhood Education. The methodology used in this investigation is anchored in qualitative research, with the use of the method identified as action research, with adherence to the use of observation and interviews as data collection techniques. The results lead us to understand that the research is ongoing and that each study is a deepening of the theme, acquiring a sharp view of the practice that involves psychomotricity and dance in the daily classroom in Early Childhood Education. |
| Palavras-chave: | Dança Educação Infantil Desenvolvimento Psicomotor |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | CARVALHO, Stéfani de Sousa. A dança no contexto da educação infantil. 2025. 21 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2384 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 447,32 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
