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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2386
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de história e representatividade negra nos anos finais da EJA: vozes negras ecoando na escola
Autor: Silva, Fernanda de Sousa
Primeiro orientador: Tourinho, Mary Angélica Costa
Primeiro membro da banca: Tourinho, Mary Angélica Costa
Segundo membro da banca: Durão, Gustavo de Andrade
Terceiro membro da banca: Araújo, Raimundo Inácio Souza
Resumo: A representatividade negra na História do Brasil, por muito tempo, esteve marcada pelo seu processo de escravização, carecendo, portanto, de outras formas de representação na nossa historiografia. Neste sentido, a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira, fruto das reivindicações do Movimento Negro brasileiro, a partir da segunda metade do século XX, buscou dar visibilidade para a narrativa histórica dos negros(as) que foi invisibilizada, ou mesmo, apagada dos conteúdos ministrados nas nossas escolas. Contudo, a referida lei, por si só, não garantiu a sua aplicabilidade no ambiente educativo, sendo necessário, ainda, buscar maneiras e práticas para torná-la efetiva em nossas salas de aula. Sendo assim, buscamos refletir sobre a presença positiva dos negros(as) na História ensinada em nossas escolas, tendo em vista construir caminhos de efetivação da lei 10.639/03 na EJA. Para embasar teoricamente este trabalho, utilizamos autores(as) como Petrônio Domingues, Joel Rufino, Nilma Lino Gomes, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Sueli Carneiro, Kabenguele Munanga, entre outros, que são de fundamental importância para a análise desta pesquisa. A proposição de intervenção na escola será a elaboração de uma sequência didática para o Ensino de História e cultura afrobrasileira na EJA: Vozes negras ecoando na escola, a fim de contribuir para que a educação das relações étnico-raciais se torne presente no ambiente escolar.
Abstract: Black representativeness in Brazil’s history was influenced by its enslavement process. therefore needing to find other ways of representing the black population in our historiography. Thus, law 10.639/03, which made mandatory to teach African History and Afro-Brazilian culture, as a result of the requests of the Brazilian Black Movement from the second half of the 20th century seeks to allow the historical narrative of black people that was removed from the content taught in schools to be seen again. However, the law alone did not guarantee its applicability in the educational field, it is still necessary to look for ways and practices to make it effective in classrooms. Therefore, we seek to reflect on the positive presence of black people in the History taught in schools, aiming to build ways to implement law 10.639/03 in Youth and Adult Education – YAE (EJA in Portuguese). To provide theoretical support for this work, we used authors such as Petronio Domingues, Joel Rufino, Nilma Lino Gomes, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Silvio Almeida, Kabenguele Munanga, among others, who are fundamental to the analysis of this research. As a proposal for intervention in the school, a didactic sequence will be developed for the Teaching of Afro-Brazilian History and Culture in EJA: Black voices echoing in the school, aiming for the education of ethnic-racial relations to be part of the school space.
Palavras-chave: Ensino de História
Educação das Relações Étnico-Raciais
EJA
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
Citação: SILVA, Fernanda de Sousa. Ensino de história e representatividade negra nos anos finais da EJA: vozes negras ecoando na escola. 2025. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2386
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

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