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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2394
Tipo do documento: Artigo
Título: A gestão democrática e contribuições do grêmio estudantil
Autor: Rocha, Paloma Figueredo
Primeiro orientador: Oliveira, Mirian Folha de Araújo
Resumo: A implantação de um grêmio estudantil se apresenta como uma estratégia fundamental para promover a cidadania, o protagonismo juvenil e a construção de um ambiente escolar mais democrático e participativo. A pesquisa se propõe a investigar como a criação de grêmios estudantis pode impactar a gestão escolar e a formação de uma cultura de participação entre os alunos. O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância dos grêmios estudantis para a gestão escolar democrática. E os objetivos específicos são: identificar as principais funções e atribuições dos grêmios estudantis; discutir os desafios enfrentados na implementação de um grêmio estudantil; avaliar o significado e a importância da participação estudantil na gestão democrática da escola. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, baseada em artigos científicos e material teórico já produzido sobre o tema. Os resultados encontrados revelaram que os grêmios estudantis desempenham um papel crucial na promoção da participação e da democracia nas escolas brasileiras. A análise das funções dos grêmios demonstrou que, além de serem espaços de representação estudantil, eles fomentam habilidades como liderança, trabalho em equipe e cidadania. Contudo, desafios como a falta de apoio institucional e a desmotivação dos alunos limitam sua eficácia. A pesquisa indicou que a participação ativa dos alunos nas decisões escolares contribui para um ambiente mais inclusivo e colaborativo. Concluímos que, apesar dos desafios, os grêmios estudantis são fundamentais para a construção de uma cultura participativa e democrática nas instituições de ensino, sendo essencial que haja um maior investimento e suporte para fortalecer sua atuação e garantir a efetividade de sua missão.
Abstract: The implementation of a student union is a fundamental strategy to promote citizenship, youth protagonism and the construction of a more democratic and participatory school environment. The research aims to investigate how the creation of student unions can impact school management and the formation of a culture of participation among students. The general objective of this work is to analyze the importance of student unions for democratic school management. And the specific objectives are: to identify the main functions and responsibilities of student unions; to discuss the challenges faced in the implementation of a student union; to evaluate the meaning and importance of student participation in the democratic management of the school. The methodology adopted was a bibliographic review, based on scientific articles and theoretical material already produced on the subject. The results found revealed that student unions play a crucial role in promoting participation and democracy in Brazilian schools. The analysis of the functions of student unions demonstrated that, in addition to being spaces for student representation, they foster skills such as leadership, teamwork and citizenship. However, challenges such as lack of institutional support and student demotivation limit their effectiveness. The research indicated that active student participation in school decisions contributes to a more inclusive and collaborative environment. We conclude that, despite the challenges, student unions are essential for building a participatory and democratic culture in educational institutions, and that greater investment and support are essential to strengthen their performance and ensure the effectiveness of their mission.
Palavras-chave: Grêmio Estutandil
Participação
Gestão Escolar
Democracia
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: ROCHA, Paloma Figueredo. A gestão democrática e contribuições do grêmio estudantil. 2025. 12 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2394
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE)

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