Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Ana Caroline Carvalho de-
dc.contributor.advisor1Mendes, Napoleão Marcos de Moura-
dc.contributor.referee1Gentil, Mônica-
dc.contributor.referee2Carvalho, Leonardo-
dc.date.accessioned2025-07-30T12:16:33Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Caroline Carvalho de. História na literatura distópica contemporânea: uma análise da obra questão de classe de Christina Dalcher.. 2025. 57 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2407-
dc.description.resumoEste trabalho explora a relação entre história e literatura, tomando como objeto de análise a obra distópica Questão de Classe, de Cristina Dalcher. A pesquisa aborda especulação sobre o ressurgimento de teses eugenistas na contemporaneidade e a segregação de grupos humanos, estabelecendo paralelos com as práticas nazistas que precederam o Holocausto e a Eugenia praticada no mundo todo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa bibliográfica exploratória, na qual procurou-se estabelecer conexões entre história e literatura, narrativa ficcional e contemporaneidade. Fundamentado em autores como Julio Bentivoglio (2019), Amanda Berchez (2020) e Marc Bloch (2001), dentre outros. Este estudo compreende que as narrativas de ficção distópica, em livros e filmes é uma poderosa ferramenta para a história, gerando conhecimento e provocando reflexão, cumprindo o propósito de mostrar como essas narrativas servem como alertas cruciais para entender movimentos de extrema-direita no tempo presente, evidenciando que a literatura nos permite revisitar e aprender com o passado para que erros históricos não se repitam na atualidade.por
dc.description.abstractThis paper explores the relationship between history and literature, taking as its object of analysis the dystopian work Class Matters by Cristina Dalcher. The research addresses speculation about the resurgence of eugenics theories in contemporary times and the segregation of human groups, establishing parallels with the Nazi practices that preceded the Holocaust and Eugenics practiced throughout the world. An exploratory qualitative bibliographical research was carried out, in which we sought to establish connections between history and literature, fictional narrative and contemporaneity. Based on authors such as Julio Bentivoglio (2019), Amanda Berchez (2020) and Marc Bloch (2001), among others, this study understands that dystopian fiction narratives, in books and films, are a powerful tool for history, generating knowledge and provoking reflection, fulfilling the purpose of showing how these narratives serve as crucial warnings to understand far-right movements in the present time, evidencing that literature allows us to revisit and learn from the past so that historical mistakes are not repeated in the present day.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Sousa (anaccarvalhodes@aluno.uespi.br) on 2025-07-30T00:17:43Z No. of bitstreams: 2 TCC - Ana Caroline.docx.pdf: 2579441 bytes, checksum: eaf1981885f99cd9d11a97ae10b07823 (MD5) Termo de Autorizacao repositorio UESPI _ Ana Caroline.pdf: 108096 bytes, checksum: 6bff15beeb61a6a9e04081bba2d9d04d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-30T12:16:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - Ana Caroline.docx.pdf: 2579441 bytes, checksum: eaf1981885f99cd9d11a97ae10b07823 (MD5) Termo de Autorizacao repositorio UESPI _ Ana Caroline.pdf: 108096 bytes, checksum: 6bff15beeb61a6a9e04081bba2d9d04d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-30T12:16:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - Ana Caroline.docx.pdf: 2579441 bytes, checksum: eaf1981885f99cd9d11a97ae10b07823 (MD5) Termo de Autorizacao repositorio UESPI _ Ana Caroline.pdf: 108096 bytes, checksum: 6bff15beeb61a6a9e04081bba2d9d04d (MD5) Previous issue date: 2025-06-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Históriapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectLiteratura Distópicapor
dc.subjectEugeniapor
dc.subjectContemporaneidadepor
dc.subject.cnpqHISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApor
dc.titleHistória na literatura distópica contemporânea: uma análise da obra questão de classe de Christina Dalcherpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.