Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Canaã Gomes-
dc.contributor.advisor1Abreu, Jânio Jorge Vieira de-
dc.contributor.referee1Abreu, Jânio Jorge Vieira de-
dc.contributor.referee2Pierote, Eliene Maria Viana de Figueiredo-
dc.contributor.referee3Leitão, Joilza Rodrigues Cunha-
dc.date.accessioned2025-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationALVES, Canaã Gomes. A prática alfabetizadora do/a pedagogo/a na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. 2025. 72 f. Monografia ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2425-
dc.description.resumoO presente estudo investigou a prática alfabetizadora do/a professor/a pedagogo/a e sua contribuição na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em uma escola pública municipal de Teresina. Para isso propôs o seguinte problema de pesquisa: Como se caracteriza a prática alfabetizadora do/a professor/a pedagogo/a e qual a sua contribuição na inclusão de crianças com TEA? O objetivo geral do estudo foi analisar a prática alfabetizadora dos/as professores/as pedagogos/as e sua contribuição para a inclusão de crianças com TEA na escola pesquisada. Para tanto teve-se como objetivos específicos: Verificar a abordagem feita nos referenciais curriculares, no PPP da escola e nas diretrizes para a alfabetização, inclusão em sua relação com a prática alfabetizadora do/a professor/a pedagogo/a na inclusão de crianças com TEA; Caracterizar o processo de formação continuada oferecido para o/a professor/a pedagogo/a na alfabetização e inclusão de crianças com TEA; Identificar as representações e práticas de alfabetização e inclusão de alunos com TEA na comunidade escolar pesquisada; Identificar os fatores que facilitam/dificultam o trabalho do/a professor/a pedagogo/a na alfabetização e inclusão de crianças com TEA. A pesquisa tem como base teórica: Bosa (2002); Ghiraldelli Jr. (2004); Libâneo (2005); Lima (2013); Mantoan (2003); Pimenta (2011) e outros. Considerando o aprofundamento que se desejou no estudo foi realizada uma pesquisa descritiva (Gil, 2002). Para alcançar os objetivos e possibilitar o contato direto com a realidade foi realizada uma pesquisa de campo (Bogdan e Biklen, 1994) sob abordagem qualitativa (Richardson, 2012). Para obtenção dos dados necessários, foi aplicado o questionário e desenvolvida a técnica de entrevista guiada (Richardson, 2012). As participantes da pesquisa foram duas (02) professoras/es, o/a Diretor/a e um/a coordenador/a da instituição pesquisada, totalizando quatro (04) pessoas participantes do estudo. A Escola pertence à rede Municipal de Ensino, nível Fundamental, localizada na Zona Sudeste da cidade de Teresina-Piauí, Brasil. Com a realização do estudo, concluiu-se que a prática alfabetizadora para os alunos com TEA enfrenta desafios em sua efetivação e requer um comprometimento maior com a adaptação das estratégias pedagógicas. Se torna fundamental que a instituição invista em formação continuada para os educadores, disponibilize recursos didáticos acessíveis e promova uma abordagem centrada nas necessidades específicas sobre as demandas que cada aluno necessita.por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the literacy practice of the pedagogue teacher and its contribution to the inclusion of children with autism spectrum disorder (ASD) in a public school in Teresina. To this end, the following research problem was proposed: How is the literacy practice of the pedagogue teacher characterized and what is its contribution to the inclusion of children with ASD? The general objective of the study was to analyze the literacy practice of the pedagogue teachers and their contribution to the inclusion of children with ASD in the school studied. To this end, the specific objectives were: To verify the approach taken in the curricular references and guidelines for literacy and inclusion in its relationship with the literacy practice of the pedagogue teacher in the inclusion of children with ASD; To characterize the continuing education process offered to the pedagogue teacher in the literacy and inclusion of children with ASD; To identify the representations and practices of literacy and inclusion of students with ASD in the school community studied; To identify the factors that facilitate/hinder the work of the teacher/pedagogue in the literacy and inclusion of children with ASD. The research is based on the following theoretical frameworks: Bosa (2002); Ghiraldelli Jr. (2004); Libâneo (2005); Lima (2013); Mantoan (2003); Pimenta (2011) and others. Considering the depth desired in the study, a descriptive research was carried out (Gil, 2002). To achieve the objectives and enable direct contact with reality, a field research was carried out (Bogdan and Biklen, 1994) using a qualitative approach (Richardson, 2012). To obtain the necessary data, a questionnaire was applied and the guided interview technique was developed (Richardson, 2012). The participants in the research were two (02) teachers, the principal and a coordinator of the institution researched, totaling four (04) people participating in the study. The school belongs to the Municipal Education Network, Elementary level, located in the Southeast Zone of the city of Teresina-Piauí, Brazil. With the completion of the study, it was concluded that the literacy practice for students with ASD faces challenges in its implementation and requires a greater commitment to the adaptation of pedagogical strategies. It is essential that the institution invests in continuing education for educators, makes accessible teaching resources available and promotes an approach centered on the specific needs of each student.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Canaã Gomes Alves (canaaalves@aluno.uespi.br) on 2025-07-31T21:47:41Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA Canaã.pdf: 18370382 bytes, checksum: 3300ba43178333b326183878eb8d43f3 (MD5) CANAA_-_TERMO_REPOSITÓRIO_assinado.pdf: 213663 bytes, checksum: eaf6c5d8086945cd96ee13d9ce0bbecb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br) on 2025-08-01T12:39:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA Canaã.pdf: 18370382 bytes, checksum: 3300ba43178333b326183878eb8d43f3 (MD5) CANAA_-_TERMO_REPOSITÓRIO_assinado.pdf: 213663 bytes, checksum: eaf6c5d8086945cd96ee13d9ce0bbecb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-01T12:39:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA Canaã.pdf: 18370382 bytes, checksum: 3300ba43178333b326183878eb8d43f3 (MD5) CANAA_-_TERMO_REPOSITÓRIO_assinado.pdf: 213663 bytes, checksum: eaf6c5d8086945cd96ee13d9ce0bbecb (MD5) Previous issue date: 2025-01-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino Campus Clovis Mourapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessor/a Pedagogo/apor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectInclusão Escolarpor
dc.subjectAlunos com Transtorno do Espectro Autistapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA prática alfabetizadora do/a pedagogo/a na inclusão de crianças com transtorno do espectro autistapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Clóvis Moura – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia completa.pdfDocumento principal monografia 17,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.