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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2427
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desafios da assistência estudantil na Universidade Estadual do Piauí
Autor: Dias, Maria Francisca Oliveira 
Primeiro orientador: Miranda, José da Cruz Bispo de
Primeiro coorientador: Medeiros, Lucineide Barros
Primeiro membro da banca: Miranda, José da Cruz Bispo de
Segundo membro da banca: Medeiros, Lucineide Barros
Terceiro membro da banca: Silva, Robson Carlos da
Quarto membro da banca: Silva, Maria do Socorro Borges da
Resumo: Esta pesquisa, de caráter interdisciplinar, estabelece um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, especialmente Educação, Sociologia e Serviço Social. O objeto de estudo são as ações de Assistência Estudantil da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), uma instituição de ensino superior de grande relevância no estado do Piauí. A questão-problema que norteia este estudo é: quais ações integram a assistência estudantil na UESPI e como elas contribuem para a permanência e a qualidade da formação dos estudantes? Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo analisar as ações que compõem a assistência estudantil na UESPI, avaliando seu impacto na permanência discente e na qualidade da formação acadêmica. Para isso, além de situar a política de assistência estudantil no contexto do ensino superior brasileiro, foi necessário investigar a história da UESPI e examinar as ações desenvolvidas entre 2022 e 2024, a partir das percepções dos estudantes e da gestão universitária sobre essas iniciativas. A metodologia adotada segue uma abordagem qualitativa, combinando pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os procedimentos de produção de dados incluem a análise de leis e documentos institucionais, a revisão bibliográfica de autores e pesquisadores da área, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas com os protagonistas da UESPI. Os questionários foram distribuídos aos estudantes por e-mail e por compartilhamento via WhatsApp, resultando em 48 respostas. Além disso, foram entrevistados seis estudantes e um gestor que atuou na instituição entre 2022 e 2024 e possui, no mínimo, três anos de vínculo com a UESPI, incluindo o período analisado. Os resultados indicam que, apesar de alguns avanços, a política de assistência estudantil na UESPI ainda é limitada, com foco predominantemente material. Há necessidade urgente de ampliar os programas, aumentar o número de beneficiários e articular a assistência ao tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão — como estratégia para garantir a permanência com qualidade, especialmente para estudantes oriundos de ações afirmativas e em situação de vulnerabilidade. Apesar das limitações observadas, os auxílios ofertados representam um suporte fundamental para muitos estudantes, sendo, em alguns casos, sua principal ou única fonte de subsistência. De modo geral, os discentes demonstram satisfação com a instituição e se sentem felizes por fazerem parte dela, o que reforça a percepção de um ambiente institucional acolhedor e relações interpessoais saudáveis, ainda que coexistam importantes fragilidades a serem superadas.
Abstract: This interdisciplinary research establishes a dialogue between different areas of knowledge, especially Education, Sociology, and Social Work. The object of study is the Student Assistance programs of the State University of Piauí (UESPI), a higher education institution of great relevance in the state of Piauí. The guiding research question is: What actions make up student assistance at UESPI, and how do they contribute to student retention and the quality of academic training?Accordingly, the research aims to analyze the actions that constitute student assistance at UESPI, assessing their impact on student retention and the quality of academic training. To achieve this, in addition to situating student assistance policy within the context of Brazilian higher education, it was necessary to investigate UESPI’s history and examine the actions developed between 2022 and 2024, based on the perceptions of students and university administrators.The methodology adopted follows a qualitative approach, combining bibliographic, documentary, and field research. The data collection procedures included the analysis of laws and institutional documents, a literature review of relevant authors and researchers in the field, the application of questionnaires, and the conduction of semi-structured interviews with UESPI stakeholders. The questionnaires were distributed to students via email and WhatsApp, resulting in 48 responses. In addition, six students and one administrator — who worked at the institution between 2022 and 2024 and has at least three years of affiliation with UESPI, including the studied period — were interviewed. The results indicate that, despite some progress, student assistance policy at UESPI remains limited, with a predominantly material focus. There is an urgent need to expand the programs, increase the number of beneficiaries, and integrate student assistance with the university’s threefold mission — teaching, research, and extension — as a strategy to ensure quality retention, especially for students from affirmative action backgrounds and those in vulnerable situations. Despite the observed limitations, the aid provided represents a fundamental support for many students, being, in some cases, their main or only source of subsistence. In general, students express satisfaction with the institution and feel happy to be part of it, which reinforces the perception of a welcoming institutional environment and healthy interpersonal relationships, even though significant weaknesses still need to be addressed.
Palavras-chave: Permanência
Assistência Estudantil
Ensino Superior
UESPI
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura
Citação: DIAS, Maria Francisca Oliveira. Desafios da assistência estudantil na Universidade Estadual do Piauí. 2025. 172 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2427
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura

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