Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFurtado, Ricardo da Silva-
dc.contributor.advisor1Pacheco, Bruno Mendes-
dc.contributor.referee1Pacheco, Bruno Mendes-
dc.contributor.referee2Neto, Osvaldo José de Mesquita-
dc.contributor.referee3Costa, Rafael Emanuel-
dc.date.accessioned2025-08-04T12:31:27Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFURTADO, Ricardo da Silva. Atividades lúdicas no ensino da matemática para alunos com transtorno do espectro autista do ensino fundamental. 2025. 47 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Altos , 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2431-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar como as atividades lúdicas voltadas para o ensino da matemática podem contribuir com o desenvolvimento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental. Identificando as atividades lúdicas pedagógicas de matemática elaboradas pelos professores da educação especial e de matemática direcionadas aos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Compreender os pontos de vista dos professores sobre o esse tipo de ensino para os estudantes autistas, assim como debater teoricamente as implicações do uso das atividades lúdicas como uma didática. O presente estudo é voltado para uma abordagem qualitativa, em que foram desenvolvidas uma pesquisa de campo e bibliográfica. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola da rede Pública Municipal da cidade de Barras - PI em que foram aplicados questionários para professores da educação especial e professores de matemática do Ensino Fundamental. Os resultados relatam que os professores de Matemática, por não possuírem uma formação específica voltada para ensinar os alunos autistas, apresentaram dificuldades para lecionar seus conteúdos e que desta forma buscam alternativas ou estratégias para poder repassar seus conhecimentos matemáticos de forma com que os alunos autistas possam compreender e neste contexto, as atividades lúdicas se tornam um meio de grande relevância pois proporcionam a estes alunos uma maior participação no processo de ensino e aprendizagem consequentemente uma maior fixação dos conteúdos repassados pelo professor.por
dc.description.abstractThis research seeks to analyze how playful activities aimed at teaching mathematics can contribute to the development of students with Autism Spectrum Disorder in Elementary School. Identifying the playful pedagogical mathematics activities developed by special education and mathematics teachers aimed at students with Autism Spectrum Disorder. Understand teachers' views on this type of teaching for autistic students, as well as theoretically debate the implications of using playful activities as teaching. The present study is focused on a qualitative approach, in which field and bibliographic research were developed. The field research was carried out in one schools in the Municipal Public network in the city of Barras - PI, where questionnaires were administered to special education teachers and elementary school mathematics teachers. The results report that many Mathematics teachers, as they do not have specific training aimed at teaching autistic students, had difficulties teaching their content and that they therefore seek alternatives or strategies to be able to pass on their mathematical knowledge so that autistic students can understand and in this context, recreational activities become a means of great relevance as they provide these students with greater participation in the teaching and learning process, consequently a greater retention of the contents passed on by the teacher.eng
dc.description.provenanceSubmitted by RICARDO FURTADO (fsricardo04@gmail.com) on 2025-08-01T12:23:33Z No. of bitstreams: 3 Ata de Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso TCC.pdf: 334713 bytes, checksum: f1fe7a7810f9023ee4f359c044955ee4 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 991521 bytes, checksum: 80b3d8e231064a3dbf4e6f139479a3ac (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UES.pdf: 107906 bytes, checksum: 8bfe616394943bf5e8b15cf4b435dd33 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: FALTOU ASSINATUTA DO AUTOR NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO on 2025-08-01T13:03:59Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by RICARDO FURTADO (fsricardo04@gmail.com) on 2025-08-01T21:49:20Z No. of bitstreams: 3 Ata de Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso TCC.pdf: 334713 bytes, checksum: f1fe7a7810f9023ee4f359c044955ee4 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 991521 bytes, checksum: 80b3d8e231064a3dbf4e6f139479a3ac (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UES_assinado_assinado.pdf: 137515 bytes, checksum: 3a74a15ac9b82bedcb770140b0b9380a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-04T12:31:27Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ata de Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso TCC.pdf: 334713 bytes, checksum: f1fe7a7810f9023ee4f359c044955ee4 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 991521 bytes, checksum: 80b3d8e231064a3dbf4e6f139479a3ac (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UES_assinado_assinado.pdf: 137515 bytes, checksum: 3a74a15ac9b82bedcb770140b0b9380a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-04T12:31:27Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Ata de Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso TCC.pdf: 334713 bytes, checksum: f1fe7a7810f9023ee4f359c044955ee4 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 991521 bytes, checksum: 80b3d8e231064a3dbf4e6f139479a3ac (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UES_assinado_assinado.pdf: 137515 bytes, checksum: 3a74a15ac9b82bedcb770140b0b9380a (MD5) Previous issue date: 2025-05-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAtividades lúdicas no ensino da matemática para alunos com transtorno do espectro autista do ensino fundamentalpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf968,28 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.