| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2431| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Atividades lúdicas no ensino da matemática para alunos com transtorno do espectro autista do ensino fundamental |
| Autor: | Furtado, Ricardo da Silva |
| Primeiro orientador: | Pacheco, Bruno Mendes |
| Primeiro membro da banca: | Pacheco, Bruno Mendes |
| Segundo membro da banca: | Neto, Osvaldo José de Mesquita |
| Terceiro membro da banca: | Costa, Rafael Emanuel |
| Resumo: | A presente pesquisa busca analisar como as atividades lúdicas voltadas para o ensino da matemática podem contribuir com o desenvolvimento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental. Identificando as atividades lúdicas pedagógicas de matemática elaboradas pelos professores da educação especial e de matemática direcionadas aos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Compreender os pontos de vista dos professores sobre o esse tipo de ensino para os estudantes autistas, assim como debater teoricamente as implicações do uso das atividades lúdicas como uma didática. O presente estudo é voltado para uma abordagem qualitativa, em que foram desenvolvidas uma pesquisa de campo e bibliográfica. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola da rede Pública Municipal da cidade de Barras - PI em que foram aplicados questionários para professores da educação especial e professores de matemática do Ensino Fundamental. Os resultados relatam que os professores de Matemática, por não possuírem uma formação específica voltada para ensinar os alunos autistas, apresentaram dificuldades para lecionar seus conteúdos e que desta forma buscam alternativas ou estratégias para poder repassar seus conhecimentos matemáticos de forma com que os alunos autistas possam compreender e neste contexto, as atividades lúdicas se tornam um meio de grande relevância pois proporcionam a estes alunos uma maior participação no processo de ensino e aprendizagem consequentemente uma maior fixação dos conteúdos repassados pelo professor. |
| Abstract: | This research seeks to analyze how playful activities aimed at teaching mathematics can contribute to the development of students with Autism Spectrum Disorder in Elementary School. Identifying the playful pedagogical mathematics activities developed by special education and mathematics teachers aimed at students with Autism Spectrum Disorder. Understand teachers' views on this type of teaching for autistic students, as well as theoretically debate the implications of using playful activities as teaching. The present study is focused on a qualitative approach, in which field and bibliographic research were developed. The field research was carried out in one schools in the Municipal Public network in the city of Barras - PI, where questionnaires were administered to special education teachers and elementary school mathematics teachers. The results report that many Mathematics teachers, as they do not have specific training aimed at teaching autistic students, had difficulties teaching their content and that they therefore seek alternatives or strategies to be able to pass on their mathematical knowledge so that autistic students can understand and in this context, recreational activities become a means of great relevance as they provide these students with greater participation in the teaching and learning process, consequently a greater retention of the contents passed on by the teacher. |
| Palavras-chave: | Ludicidade Ensino da Matemática Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | FURTADO, Ricardo da Silva. Atividades lúdicas no ensino da matemática para alunos com transtorno do espectro autista do ensino fundamental. 2025. 47 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Altos , 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2431 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 968,28 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
