| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2458| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Reálias como recurso didático para a compreensão do conceito de paisagem natural nas aulas de geografia |
| Título(s) alternativo(s): | Realia as a teaching resource for understanding the concept of natural landscape in Geography classes Realías como recurso didáctico para la comprensión del concepto de paisaje natural en las clases de Geografía |
| Autor: | Santos, Edson Osterne da Silva ![]() |
| Primeiro orientador: | Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho |
| Primeiro membro da banca: | Moura, Liége de Souza |
| Segundo membro da banca: | Silva, Brenda Rafaele Viana da |
| Resumo: | O presente trabalho aborda as “Reálias” como recurso didático para o ensino de Geografia, principalmente no entendimento sobre paisagem natural. A justificativa partiu da preocupação de uma abordagem capaz de ser prática e eficiente que possibilite a produção de novos significados, favorecendo, deste modo, o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa foi discutir como este recurso didático facilita a compreensão do conceito de paisagem natural no ensino fundamental na disciplina Geografia. Já os objetivos específicos se constituíram em discutir os conceitos de paisagem e suas diferenciações em Geografia; refletir em relação aos recursos didáticos para favorecer a compreensão sobre paisagem natural no ensino de Geografia; e verificar as “Reálias” como recurso didático no ensino sobre paisagem natural nas aulas de Geografia. A metodologia se constituiu enquanto aplicada, descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa, e quantitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa experimental e pesquisa de campo. Na pesquisa de campo realizou-se observação direta, registro fotográfico e o experimento pedagógico, que foi desenvolvido em duas escolas, sendo uma na zona rural, Escola A, e outra na zona urbana, Escola B, tendo como público-alvo alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, com duas turmas para cada escola. Em uma sala da Escola A não foram aplicadas as “Reálias” (Grupo Controle), chamada A1, e na outra aplicou-se o recurso didático (Grupo Experimental), denominada A2. Da mesma forma aconteceu na Escola B, respectivamente nas salas B1 e B2. Em todas as turmas foi aplicado o exercício de verificação de aprendizagem, após a explanação do conteúdo em slides em relação à paisagem natural, com aplicação de questionário com amostra de 10% de cada sala. Por fim, a entrevista foi realizada com os professores de Geografia, cujo conteúdo abordou o ensino de Geografia, concepção de paisagem, “Reálias” e Recursos didáticos. A partir desse estudo se pode concluir que durante os experimentos realizados com os alunos foi possível observar o feedback oferecido com o uso das “Reálias” de forma imediata, sendo este recurso didático capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, pois apresenta expressivo potencial pedagógico. Neste caso, as “Reálias” foram implementadas como objetos de aprendizagem que por sua vez poderiam ser distribuídos nos ambientes escolares dentro de sala de aula. Destaca-se ainda que as “Reálias” podem e devem ser usadas tanto dentro de sala de aula ou mesmo fora delas, bem como cabe ressaltar que envolve um conjunto de saberes não se limitando apenas à Geografia. |
| Abstract: | The present work addresses the "Realias" as a didactic resource for teaching Geography, mainly in the understanding of the natural landscape. The justification came from the concern for an approach capable of being practical and efficient that enables the production of new meanings, thus favoring the teaching-learning process. The general objective of this research was to discuss how this didactic resource facilitates the understanding of the concept of natural landscape in elementary education in the discipline of Geography. The specific objectives were constituted in discussing the concepts of landscape and its differentiations in Geography; reflect about didactic resources to favor the understanding of the natural landscape in the teaching of Geography; and verify the “Realias” as a didactic resource in teaching about natural landscape in Geography classes. The methodology was constituted as applied, descriptive and explanatory, with a qualitative and quantitative approach, using bibliographical research, documentary research, experimental research, and field research as methodological procedures. In the field research, direct observation, photographic records, and a pedagogical experiment were carried out in two schools, one in the rural area, School A, and the other in the urban area, School B, with the target audience being students from the 6th grade of Elementary School with two classes for each school. In one class at School A, the “Realias” (Control Group), called A1, were not applied, and in the other the didactic resource was applied (Experimental Group), called A2. The same happened at School B respectively in class B1 and B2. In all classes, the learning verification exercise was applied, after explaining the content on slides about natural landscape, with the application of a questionnaire with a sample of 10% of each class. Finally, the interview was carried out with the Geography teachers in which the content addressed the teaching of Geography, landscape design, “Realias”, and Didactic resources. From this study it can be concluded that during the experiments carried out with the students it was possible to observe the feedback offered with the use of “Realias” immediately, with this teaching resource capable of enhancing the teaching-learning process, as it has significant pedagogical potential. In this case, the “Realias” were implemented as learning objects that could in turn be distributed in school environments within the classroom. It is also noteworthy that “Realias” can and should be used both within the classroom and even outside of them, and it is worth highlighting that it involves a set of knowledge not limited to just Geography. |
| Palavras-chave: | Reálias Paisagem Natural Recursos Didáticos Ensino de Geografia |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA CIENCIAS HUMANAS EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO GEOCIENCIAS::GEOGRAFIA FISICA GEOGRAFIA FISICA::GEOECOLOGIA EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Geografia |
| Citação: | SANTOS, Edson Osterne da Silva. Reálias como recurso didático para a compreensão do conceito de paisagem natural nas aulas de geografia. 2023. 88 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2458 |
| Data de defesa: | 2023 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 4,41 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

