Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2475
Tipo do documento: Artigo
Título: Accountability na educação e sua presença na avaliação educacional: em foco o SAEB e o SAEPI
Autor: Lisboa, Rejane Gomes da Silva
Primeiro orientador: Ribeiro, Raimunda Maria de Cunha
Resumo: A accountability na educação refere-se à responsabilização e prestação de contas das escolas, docentes e comunidade escolar, mediante os resultados obtidos nas avaliações externas. O estudo tem como objetivo identificar a presença de accountability na educação, tendo como referência o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI). A metodologia foi a abordagem qualitativa, com levantamento e análise teórica e documental em sites oficiais. Os indicadores das avaliações externas revelaram a presença de accountability, evidenciando, também, que as notas do SAEB e SAEPI são ferramentas cruciais para decisões que visam melhorar a qualidade da educação pública, incluindo a responsabilização e a prestação de contas. Assim, o alinhamento entre gestão escolar, professores, alunos e comunidade é essencial para realizar diagnósticos precisos e implementar ações.
Abstract: Accountability in education refers to the responsibility and accountability of schools, teachers and the school community, based on the results obtained in external evaluations. The study aims to identify the presence of accountability in education, using the Basic Education Assessment System (SAEB) and the Piauí Educational Assessment System (SAEPI) as references. The methodology used was a qualitative approach, with a survey and theoretical and documentary analysis on official websites. The indicators of the external evaluations revealed the presence of accountability, evidencing that the SAEB and SAEPI scores are crucial tools for decisions aimed at improving the quality of public education, including accountability and accountability. Thus, alignment between school management, teachers, students and the community is essential to make accurate diagnoses and implement actions.
Palavras-chave: Accountability
Educação Básica
Avaliação Educacional
Área(s) do CNPq: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: LISBOA, Rejane Gomes da Silva. Accountability na educação e sua presença na avaliação educacional: em foco o SAEB e o SAEPI . 2025. 21 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2475
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf807,9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.