| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2484Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Alencar, Luna Rhara Borba Martins Lopes de | - |
| dc.contributor.advisor1 | Santana, Márcia Castelo Branco | - |
| dc.contributor.referee1 | Santana, Márcia Castelo Branco | - |
| dc.contributor.referee2 | Assunção, Rosângela | - |
| dc.contributor.referee3 | Alves, Hanna Morganna de Deus | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-13T11:17:17Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | ALENCAR, Luna Rhara Borba Martins Lopes de. A educação feminina nas transformações sociais: um olhar bibliográfico. 2025. 44 f. Monografia ( Licenciatura em Historia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2484 | - |
| dc.description.resumo | Este artigo investiga as significativas transformações na participação feminina na educação básica e superior, impulsionadas por mudanças sociais, econômicas e culturais. A introdução destaca o papel crucial dessas mudanças na ampliação das oportunidades educacionais para as mulheres, destacando que ao longo das últimas décadas, a educação feminina tem sido moldada por movimentos feministas, alterações nas estruturas familiares e transformações sociais mais. A justificativa do estudo ressalta a relevância social do tema, enfatizando que a educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de indivíduos e sociedades. Além disso, destaca a contribuição do estudo para o avanço do conhecimento acadêmico sobre as relações entre gênero e educação, com implicações práticas para políticas públicas e práticas educacionais. A metodologia baseia-se em uma análise bibliográfica de livros e artigos que abordam uma discussão sobre gênero e educação. A pesquisa bibliográfica é conduzida através de documentos, artigos científicos e livros publicados entre 2002 e 2023. O problema da pesquisa é delineado através de três indagações: 1) O papel dos movimentos feministas e do estudo de gênero na expansão das oportunidades educacionais das mulheres; 2) O impacto das mudanças nas estruturas familiares na participação feminina na educação básica e superior; 3). Os efeitos das transformações sociais na educação feminina, especialmente na feminização do magistério e na presença de mulheres no ensino superior. Os objetivos da pesquisa são claros: analisar o impacto da participação feminina nos níveis de educação básica e superior, percebendo como os movimentos feministas contribuíram para a expansão das oportunidades educacionais e analisar o impacto das mudanças nas estruturas familiares na participação feminina na educação. A pesquisa, reforça a importância dos avanços alcançados na participação feminina na educação e no mercado de trabalho. E reitera a necessidade contínua de combater as desigualdades persistentes e de promover políticas públicas e práticas educacionais que garantam a equidade de gênero, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e que valorize plenamente o potencial de todas as mulheres. | por |
| dc.description.abstract | This article investigates the significant transformations in female participation in basic and higher education, driven by social, economic, and cultural changes. The introduction highlights the crucial role of these changes in expanding educational opportunities for women, emphasizing that over the past decades, female education has been shaped by feminist movements, alterations in family structures, and broader social transformations. The study's justification underscores the social relevance of the topic, emphasizing that education plays a fundamental role in the development of individuals and societies. Furthermore, it highlights the study's contribution to the advancement of academic knowledge on the relationships between gender and education, with practical implications for public policies and educational practices. The methodology is based on a bibliographical analysis of books and articles that address a discussion on gender and education. The bibliographical research is conducted through documents, scientific articles, and books published between 2002 and 2023. The research problem is outlined through three inquiries: 1. The role of feminist movements and gender studies in the expansion of women's educational opportunities; 2. The impact of changes in family structures on female participation in basic and higher education; 3. The effects of social transformations on female education, especially the feminization of teaching and the presence of women in higher education.The research objectives are clear: to analyze the impact of female participation in basic and higher education levels, understanding how feminist movements contributed to the expansion of educational opportunities, and to analyze the impact of changes in family structures on female participation in education. The research reinforces the importance of the advancements achieved in female participation in education and the labor market. And it reiterates the continuous need to combat persistent inequalities and to promote public policies and educational practices that guarantee gender equity, contributing to the construction of a more just, inclusive society that fully values the potential of all women. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Luna Alencar (lunaalencar@aluno.uespi.br) on 2025-08-09T02:37:38Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 816551 bytes, checksum: 4b12a5b687c88ac8a64e866262d142b7 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 202524 bytes, checksum: d190ed03674d5a816565b3fc71ee013e (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br), reason: PREZADOS (A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, FOI ANEXADO CARTA DE ANUÊNCIA ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA-DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃOCONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-08-11T11:39:26Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Luna Alencar (lunaalencar@aluno.uespi.br) on 2025-08-12T22:56:24Z No. of bitstreams: 3 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 816551 bytes, checksum: 4b12a5b687c88ac8a64e866262d142b7 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 472431 bytes, checksum: e2c728553e3dc25b358d0e6676b2bdc9 (MD5) CARTA_DE_ANUENCIA_DE_LUNA_RHARA_assinado.pdf: 202524 bytes, checksum: d190ed03674d5a816565b3fc71ee013e (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Clóvis Moura (biblioteca@ccm.uespi.br) on 2025-08-13T11:17:17Z (GMT) No. of bitstreams: 3 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 816551 bytes, checksum: 4b12a5b687c88ac8a64e866262d142b7 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 472431 bytes, checksum: e2c728553e3dc25b358d0e6676b2bdc9 (MD5) CARTA_DE_ANUENCIA_DE_LUNA_RHARA_assinado.pdf: 202524 bytes, checksum: d190ed03674d5a816565b3fc71ee013e (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-13T11:17:17Z (GMT). No. of bitstreams: 3 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 816551 bytes, checksum: 4b12a5b687c88ac8a64e866262d142b7 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 472431 bytes, checksum: e2c728553e3dc25b358d0e6676b2bdc9 (MD5) CARTA_DE_ANUENCIA_DE_LUNA_RHARA_assinado.pdf: 202524 bytes, checksum: d190ed03674d5a816565b3fc71ee013e (MD5) Previous issue date: 2025-01-03 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino Campus Clovis Moura | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em História | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Educação feminina | por |
| dc.subject | Transformações sociais | por |
| dc.subject | Gênero | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
| dc.title | A educação feminina nas transformações sociais: um olhar bibliográfico | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Clóvis Moura – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 797,41 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
