| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2488Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Fonseca, Gabrielle Brito | - |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Antoniele Silvana de Melo | - |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Antoniele Silvana de Melo | - |
| dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Liliane Pinheiro | - |
| dc.contributor.referee3 | Medeiros, Jarles Lopes de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-13T12:38:05Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | FONSECA, Gabrielle Brito. O impacto da Lei 10.639/03 na promoção da identidade e autoestima em alunos negros. 2025. 16 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2488 | - |
| dc.description.resumo | Este artigo destaca a relevância da Lei n.º 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para tornar obrigatório o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana nas escolas, contribuindo para a promoção da identidade e autoestima dos estudantes negros na Educação Básica. O assunto é relevante, pois a educação é considerada um instrumento fundamental no enfrentamento ao preconceito racial e na promoção da justiça social. O objetivo geral é analisar os impactos da Lei n.10.639/2003 na formação da identidade e autoestima de aluno negros, considerando o ambiente escolar e sua influência na formação desses sujeitos A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa e exploratória, visando entender como a Lei n. 10.639/03 afeta a formação da identidade e autoestima dos estudantes negros. A pesquisa bibliográfica foi empregada como o principal método, fundamentando-se em trabalhos acadêmicos, artigos científicos, dissertações, legislações e documentos oficiais que tratam do tema das relações étnico- raciais na educação. A Lei n. 10.639/03 é uma estratégia importante para promover uma educação mais equânime e inclusiva, embora ainda enfrente desafios para sua implementação efetiva | por |
| dc.description.abstract | This article highlights the relevance of Law n. 10.639/2003, which amended the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) to make the teaching of Afro- Brazilian and African History and culture mandatory in schools, contributing to the promotion of the identity and self-esteem of black students in Basic Education. The subject is relevant because education is considered a fundamental instrument in confronting racial prejudice and promoting social justice. The general objective is to analyze the impacts of Law n. 10.639/2003 on the formation of the identity and self-esteem of black students, considering the school environment and its influence on the formation of these subjects. The methodology used in this research is qualitative and exploratory, aiming to understand how Law n.10.639/03 affects the formation of the identity and self-esteem of black students. Bibliographic research was used as the main method, based on academic works, scientific articles, dissertations, legislation and official documents that deal with the theme of ethnic- racial relations in education. Law n. 10.639/03 is an important strategy to promote more equitable and inclusive education, although it still faces challenges for its effective implementation. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabrielle Fonseca (gabriellebfonseca@aluno.uespi.br) on 2025-07-14T12:32:06Z No. of bitstreams: 2 Artigo pós correção_merged.pdf: 548285 bytes, checksum: 6ea665b1731d6244bb99894e0325389d (MD5) gabriele_%281%29_assinado.pdf: 381928 bytes, checksum: 38711ac7429b313ae4a57e1ec763c9a6 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Boa tarde, por gentileza, retire as assinaturas físicas por medida de segurança. on 2025-07-14T17:42:50Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabrielle Fonseca (gabriellebfonseca@aluno.uespi.br) on 2025-07-24T00:26:17Z No. of bitstreams: 2 Artigo pós correção_merged.pdf: 548285 bytes, checksum: 6ea665b1731d6244bb99894e0325389d (MD5) termo__assinado_assinado.pdf: 256243 bytes, checksum: 319cb07ba7a7cfbe4f3720121a3a357e (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE DEVE RETIRAR AS ASSINATURAS FÍSICAS PESSOAIS DO TCC on 2025-07-24T12:39:01Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabrielle Fonseca (gabriellebfonseca@aluno.uespi.br) on 2025-07-29T23:44:14Z No. of bitstreams: 2 Artigo pós correção_merged.pdf: 548285 bytes, checksum: 6ea665b1731d6244bb99894e0325389d (MD5) termo__assinado_assinado.pdf: 256243 bytes, checksum: 319cb07ba7a7cfbe4f3720121a3a357e (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE DEVE RETIRAR AS ASSINATURAS FÍSICAS PESSOAIS DO TCC. on 2025-07-30T11:45:26Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabrielle Fonseca (gabriellebfonseca@aluno.uespi.br) on 2025-08-12T20:02:53Z No. of bitstreams: 2 termo__assinado_assinado.pdf: 256243 bytes, checksum: 319cb07ba7a7cfbe4f3720121a3a357e (MD5) organized (1).pdf: 393035 bytes, checksum: 0c244d4a5400cbed2a067e6375e23bf2 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-13T12:38:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 termo__assinado_assinado.pdf: 256243 bytes, checksum: 319cb07ba7a7cfbe4f3720121a3a357e (MD5) organized (1).pdf: 393035 bytes, checksum: 0c244d4a5400cbed2a067e6375e23bf2 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-13T12:38:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 termo__assinado_assinado.pdf: 256243 bytes, checksum: 319cb07ba7a7cfbe4f3720121a3a357e (MD5) organized (1).pdf: 393035 bytes, checksum: 0c244d4a5400cbed2a067e6375e23bf2 (MD5) Previous issue date: 2025-06-23 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Lei 10.639/03 | por |
| dc.subject | Identidade Negra | por |
| dc.subject | Autoestima | por |
| dc.subject | Relações Étnico-Raciais | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | O impacto da Lei 10.639/03 na promoção da identidade e autoestima em alunos negros | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 383,82 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
