| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2488| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | O impacto da Lei 10.639/03 na promoção da identidade e autoestima em alunos negros |
| Autor: | Fonseca, Gabrielle Brito |
| Primeiro orientador: | Souza, Antoniele Silvana de Melo |
| Primeiro membro da banca: | Souza, Antoniele Silvana de Melo |
| Segundo membro da banca: | Rodrigues, Liliane Pinheiro |
| Terceiro membro da banca: | Medeiros, Jarles Lopes de |
| Resumo: | Este artigo destaca a relevância da Lei n.º 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para tornar obrigatório o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana nas escolas, contribuindo para a promoção da identidade e autoestima dos estudantes negros na Educação Básica. O assunto é relevante, pois a educação é considerada um instrumento fundamental no enfrentamento ao preconceito racial e na promoção da justiça social. O objetivo geral é analisar os impactos da Lei n.10.639/2003 na formação da identidade e autoestima de aluno negros, considerando o ambiente escolar e sua influência na formação desses sujeitos A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa e exploratória, visando entender como a Lei n. 10.639/03 afeta a formação da identidade e autoestima dos estudantes negros. A pesquisa bibliográfica foi empregada como o principal método, fundamentando-se em trabalhos acadêmicos, artigos científicos, dissertações, legislações e documentos oficiais que tratam do tema das relações étnico- raciais na educação. A Lei n. 10.639/03 é uma estratégia importante para promover uma educação mais equânime e inclusiva, embora ainda enfrente desafios para sua implementação efetiva |
| Abstract: | This article highlights the relevance of Law n. 10.639/2003, which amended the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) to make the teaching of Afro- Brazilian and African History and culture mandatory in schools, contributing to the promotion of the identity and self-esteem of black students in Basic Education. The subject is relevant because education is considered a fundamental instrument in confronting racial prejudice and promoting social justice. The general objective is to analyze the impacts of Law n. 10.639/2003 on the formation of the identity and self-esteem of black students, considering the school environment and its influence on the formation of these subjects. The methodology used in this research is qualitative and exploratory, aiming to understand how Law n.10.639/03 affects the formation of the identity and self-esteem of black students. Bibliographic research was used as the main method, based on academic works, scientific articles, dissertations, legislation and official documents that deal with the theme of ethnic- racial relations in education. Law n. 10.639/03 is an important strategy to promote more equitable and inclusive education, although it still faces challenges for its effective implementation. |
| Palavras-chave: | Lei 10.639/03 Identidade Negra Autoestima Relações Étnico-Raciais |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | FONSECA, Gabrielle Brito. O impacto da Lei 10.639/03 na promoção da identidade e autoestima em alunos negros. 2025. 16 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2488 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 383,82 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
