Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2501
Tipo do documento: Monografia
Título: O uso da aplicação móvel Duolingo na língua inglesa
Autor: Rocha, Tatiane Lustosa
Primeiro orientador: Silva, Michel Augusto Carvalho da
Primeiro membro da banca: Santos, Luiz Antonio dos
Segundo membro da banca: Maciel, Jaciara Barbosa da Silva
Resumo: O Duolingo é uma aplicação móvel popular que oferece uma abordagem lúdica e interativa para o aprendizado de línguas, incluindo o inglês. Através de exercícios que incorporam elementos de gamificação, como sons e imagens, a plataforma estimula a prática e mantém os usuários motivados. Este estudo tem como objetivo Analisar a eficácia do uso da aplicação móvel Duolingo no aprendizado da língua inglesa, identificando suas contribuições e limitações. A pesquisa foi do tipo qualitativas indicam que muitos usuários apreciam a experiência de aprendizado proporcionada pelo Duolingo, destacando seu formato acessível e envolvente. No entanto, é importante ressaltar que, apesar de ser um recurso valioso, o aplicativo não deve substituir a instrução tradicional em sala de aula. Alunos iniciantes frequentemente enfrentam desafios relacionados à escrita e gramática, uma vez que o Duolingo não oferece um ensino prévio dessas áreas. Assim, o uso do Duolingo é mais eficaz quando combinado com outras ferramentas pedagógicas e orientações de professores, garantindo uma aprendizagem mais completa e significativa da língua inglesa. Palavras-chave: Duolingo,Lúdica, Aprendizagem, Móvel, Motivado, Ferramentas.
Abstract: Duolingo is a popular mobile application that offers a playful and interactive approach to learning languages, including English. Through exercises that incorporate gamification elements, such as sounds and images, the platform encourages practice and keeps users motivated. This study aims to analyze the effectiveness of using the Duolingo mobile application in learning the English language, identifying its contributions and limitations. The research was of the qualitative type and indicates that many users enjoy the learning experience provided by Duolingo, highlighting its accessible and engaging format. However, it is important to emphasize that, despite being a valuable resource, the application should not replace traditional classroom instruction. Beginning students often face challenges related to writing and grammar, since Duolingo does not provide prior teaching in these areas. Thus, the use of Duolingo is more effective when combined with other pedagogical tools and teacher guidance, ensuring a more complete and meaningful learning of the English language. Keywords: Duolingo, Playful, Learning, Mobile, Motivated, Tools.
Palavras-chave: Duolingo
Ludicidade
Aprendizagem
Aplicativo
Motivação
Língua Inglesa
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: ROCHA, Tatiane Lustosa. O uso da aplicação móvel Duolingo na língua inglesa. 2025. 35 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2501
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf672,49 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.