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dc.creatorRocha, Evando Luiz e Silva Soares da-
dc.contributor.advisor1Silva, Ailma do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-08-24T14:52:42Z-
dc.date.issued2020-03-06-
dc.identifier.citationROCHA, Evando Luiz e Silva Soares da. A referenciação dêitica na construção da persuasão em textos verbo-imagéticos do gênero propaganda. 2020. 127 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/250-
dc.description.resumoOs estudos sobre referenciação no âmbito da Linguística de Texto evoluíram significativamente na última década do século XX e na primeira do século XXI. Assim, surgem novas abordagens que possibilitam entender melhor como os textos se realizam e alcançam seus propósitos comunicativos. Nesta pesquisa, objetivou-se investigar como os dêiticos atuam na construção da persuasão em textos verbo-imagéticos do gênero propaganda. Reconhecendo a gama de estudos consolidados no âmbito da Linguística Textual sobre a concepção sociocognitiva de referenciação, buscou-se descrever como se entrelaçam semioses verbais e não verbais e dêixis na construção de sentidos dos textos. Por isso, lançou-se essa abordagem sobre os textos verbo-imagéticos. Assim, o problema da pesquisa conduz aos seguintes questionamentos: Como a referenciação dêitica manifesta-se na construção de sentidos nos textos verbo-imagéticos de propagandas? De que forma a referenciação dêitica atua na construção da persuasão nos textos verbo-imagéticos do gênero propaganda? Como hipótese definimos que os recursos da referenciação dêitica utilizados no gênero propaganda que demarcam as coordenadas de pessoa, tempo e lugar, bem como os mecanismos discursivos têm a função de construir a persuasão por meio da relação de seus elementos verbo-imagéticos. A pesquisa tem natureza quanti-qualitativa. Assim, diante da consolidada literatura na área da referenciação, fundamentou-se a discussão em importantes pesquisas e publicações, dentre as quais figuram os trabalhos de: Mondada e Dubois (2003), Apothéloz (2003), Cavalcante (2000, 2011, 2012), Custódio Filho e Silva (2013), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Ciulla e Martins (2017), Lima (2017), dentre outros que discutem e ampliam o entendimento sobre a temática da referenciação. Em relação ao gênero, baseou-se em Sousa (2005), Marcuschi (2008) e Bezerra (2017). Quanto à argumentação, considerações estão conformes os postulados de Perelman e Tyteca (2005), Pinto (2015) Koch e Elias (2016b) e Freitas e Marra (2016). O corpus constituído para as análises é formado por 10 (dez) textos verbo-imagéticos de propagandas que tematizam serviços bancários, coletados aleatoriamente em sites especializados. Espera-se, dessa forma, no âmbito da Linguística Textual, contribuir para a ampliação dos estudos sobre os processos referenciais no lastro das abordagens linguísticas em textos verbo-imagéticos e, considerando a intenção argumentativa dos enunciadores e os seus projetos de dizer num determinado gênero textual, entender o uso de tipos dêiticos para além da noção de apontar para.por
dc.description.abstractStudies on referenciation in the context of Text Linguistics have evolved significantly in the last decade of the 20th century and in the first decade of the 21st century. Thus, new approaches appear that make it possible to better understand how texts are realized and achieve their communicative purposes. In this research, the objective was to investigate how the deitics work in the construction of persuasion in verbimagetic texts of the advertising genre. Recognizing the gamma of studies consolidated in the context of Textual Linguistics on the sociocognitive conception of referenciation, sought his to describe how verbal and non-verbal semiosis and deixis are intertwined in the construction of meanings of texts. Therefore, this approach was launched on verb-imagetic texts. Thus, the research problem leads to the following questions: How does the deitic referencing manifest itself in the construction of meanings in the verb-imagetic texts of advertisements? How does deictic referencing act in the construction of persuasion in verb-imagetic texts of the advertising genre? As a hypothesis we define that the resources of the deictic referencing used in the advertising genre that demarcate the coordinates of person, time and place, as well as the discursive mechanisms have the function of building persuasion through the relation of its verb-imagery elements. The research has a quantitative and qualitative nature. Thus, in view of the consolidated literature in the area of referenciation, the discussion was based on important research and publications, among which are the works of: Mondada and Dubois (2003), Apothéloz (2003), Cavalcante (2000, 2011, 2012) , Custódio Filho e Silva (2013), Cavalcante, Custódio Filho and Brito (2014), Ciulla and Martins (2017), Lima (2017), among others who discuss and broaden the understanding on the subject of referenciation. Regarding gender, it was based on Sousa (2005), Marcuschi (2008) and Bezerra (2017). As for the argumentation, considerations are in line with the postulates of Perelman and Tyteca (2005), Pinto (2015) Koch and Elias (2016b) and Freitas and Marra (2016). The corpus constituted for the analyzes is formed by 10 (ten) verb-imagetic texts of advertisements that deal with banking services, collected randomly on specialized websites. It is hoped, therefore, in the context of Textual Linguistics, to contribute to the expansion of studies on referential processes in the backing of linguistic approaches in verb-imagery texts and, considering the argumentative intention of the enunciators and their projects to say in a on given genre textual, to understands the use of deitic types beyond the notion of pointing to.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2021-08-24T14:52:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação Completa.pdf: 1161192 bytes, checksum: 78dd2a8c51ba6d1fdc026eda5e316359 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-24T14:52:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação Completa.pdf: 1161192 bytes, checksum: 78dd2a8c51ba6d1fdc026eda5e316359 (MD5) Previous issue date: 2020-03-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReferenciaçãopor
dc.subjectTexto verbo-imagéticopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA referenciação dêitica na construção da persuasão em textos verbo-imagéticos do gênero propagandapor
dc.typeDissertaçãopor
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