Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Marilene Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Meneses, Yula Pires da Silveira Fontenele de-
dc.date.accessioned2025-08-19T14:10:54Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Marilene Rodrigues de. Evasão de alunas na educação física no ensino médio: problemática que envolve presença e não participação nas práticas corporais. 2025. 120 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Educação Física em Rede Nacional - ProEF) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2512-
dc.description.resumoAtualmente, a Educação Física é um componente curricular obrigatório da educação básica, responsável por tematizar a cultura corporal de movimento, incluindo jogos e brincadeiras, danças, lutas, esportes, ginástica e práticas corporais de aventuras. Contudo, observa-se que parte das alunas tem deixado de participar das aulas, especificamente daquelas que envolvem as práticas corporais. Assim, a presente investigação tem como objetivo geral analisar a evasão de alunas nas aulas de Educação Física do ensino médio, na cidade de Oeiras, Piauí, buscando uma compreensão mais aprofundada desse fenômeno a partir das percepções de discentes e docentes. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo, com abordagem qualiquantitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário fechado direcionado às alunas e um questionário com questões abertas destinado aos docentes. Os resultados obtidos indicam que diversos fatores contribuem para a evasão de alunas nas aulas de Educação Física. Entre eles, destacam-se: as metodologias empregadas pelos professores; a repetitividade dos conteúdos; o contexto histórico do componente curricular que contribui para a falta de engajamento, reforçando, ainda, as expectativas de gênero; a ausência de infraestrutura e a insuficiência de materiais didáticos para um planejamento eficaz; além da falta de discussões e intervenções por parte da escola. Conclui-se que a Educação Física sempre foi marcada por exclusões e desigualdades, especialmente quanto à participação feminina. Dessa forma, a falta de uma abordagem que considere essas questões impacta negativamente na formação integral das estudantes. Diante disso, esta pesquisa busca aprofundar o debate sobre essa problemática e promover reflexões que contribuam para o aumento da participação das alunas. Além disso, destaca-se a necessidade de mais investigações sobre o tema, considerando sua complexidade, caráter multifacetado e enraizamento cultural nas instituições escolares.por
dc.description.abstractCurrently, Physical Education is a mandatory curricular component of basic education, responsible for addressing the culture of body movement, including games and activities, dances, fighting, sports, gymnastics and adventure body practices. However, it has been observed that some students have stopped participating in classes, specifically those that involve body practices. Thus, the present investigation has the general objective of analyzing the dropout rate of female students in high school Physical Education classes, in the city of Oeiras, Piauí, seeking a deeper understanding of this phenomenon based on the perceptions of students and teachers. This is a descriptive field research, with a qualitative and quantitative approach. For data collection, a closed questionnaire directed to the students and a questionnaire with open questions intended for the teachers were used. The results obtained indicate that several factors contribute to the dropout rate of female students in Physical Education classes. Among them, the following stand out: the methodologies used by the teachers; the repetitiveness of the content; the historical context of the curricular component that contributes to the lack of engagement, further reinforcing gender expectations; the lack of infrastructure and insufficient teaching materials for effective planning; and the lack of discussions and interventions by the school. It is concluded that Physical Education has always been marked by exclusions and inequalities, especially regarding female participation. Thus, the lack of an approach that considers these issues negatively impacts the comprehensive education of students. In view of this, this research seeks to deepen the debate on this issue and promote reflections that contribute to increasing female student participation. In addition, it highlights the need for further research on the topic, considering its complexity, multifaceted nature, and cultural roots in school institutions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Sousa (maridesousa.rodrigues@gmail.com) on 2025-08-09T18:15:24Z No. of bitstreams: 1 Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA.pdf: 172947 bytes, checksum: 8b0141ecc32a29dbe87b09170b078ef3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-08-11T13:16:46Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Sousa (maridesousa.rodrigues@gmail.com) on 2025-08-11T14:21:47Z No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA.pdf: 172947 bytes, checksum: 8b0141ecc32a29dbe87b09170b078ef3 (MD5) Dissertação Marilene Rodrigues de Sousa-2 (1) (1).pdf: 2432896 bytes, checksum: 72f5345bebd77c8f6c729fc5470c705f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE DEVE RETIRAR AS ASSINATURAS FÍSICAS PESSOAIS DO TCC. on 2025-08-11T15:19:04Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Sousa (maridesousa.rodrigues@gmail.com) on 2025-08-18T19:52:58Z No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA.pdf: 172947 bytes, checksum: 8b0141ecc32a29dbe87b09170b078ef3 (MD5) DISSERTAÇÃO COMPLETA..pdf: 2273410 bytes, checksum: 5f9ff48c1a306dd4cb26a3c51d18dd74 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-19T14:10:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA.pdf: 172947 bytes, checksum: 8b0141ecc32a29dbe87b09170b078ef3 (MD5) DISSERTAÇÃO COMPLETA..pdf: 2273410 bytes, checksum: 5f9ff48c1a306dd4cb26a3c51d18dd74 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-19T14:10:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas no Repositório Institucional da UFLA - RIUFLA.pdf: 172947 bytes, checksum: 8b0141ecc32a29dbe87b09170b078ef3 (MD5) DISSERTAÇÃO COMPLETA..pdf: 2273410 bytes, checksum: 5f9ff48c1a306dd4cb26a3c51d18dd74 (MD5) Previous issue date: 2025-05-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Saudepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectAlunaspor
dc.subjectPráticas Corporaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.titleEvasão de alunas na educação física no ensino médio: problemática que envolve presença e não participação nas práticas corporaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf2,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.