Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Francisca das Chagas Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0483012525258100por
dc.contributor.advisor1Silva Filho, Francisco Lopes da-
dc.contributor.advisor2Lopes, Felipe da Cunha-
dc.date.accessioned2025-08-20T12:59:00Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Francisca das Chagas Cruz. Pedagogia Queer e prática docente: pesquisa bibliográfica, teorias e desdobramento na educação. 2025. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2519-
dc.description.resumoEste estudo investiga as possibilidades e desafios da Pedagogia Queer no âmbito do debate acadêmico e no contexto da educação básica brasileira, com especial atenção à sua interlocução com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A pesquisa parte da análise crítica do conceito de ―ideologia de gênero‖ e das distorções que alimentam o pânico moral, bem como o controle discursivo sobre corpos e identidades dissidentes. Em contraponto, propõe uma reflexão contemporânea sobre diversidade de gênero e orientação sexual, fundamentada na teoria queer e em experiências pedagógicas que questionam normas e binarismos. A BNCC é examinada como um documento político e histórico, cujos discursos regulam a abordagem de gênero e sexualidade na escola, ao mesmo tempo em que abrem brechas para práticas contrahegemônicas. O estudo destaca o papel da formação continuada de professores como ferramenta estratégica para a construção de uma educação mais inclusiva e crítica. Como metodologia, adotou-se a revisão bibliográfica, com ênfase em teóricos que dialogam sobre Pedagogia Queer, a relação entre BNCC, diversidade de gênero e sexualidades, além da realização de pesquisas quantitativas e qualitativas. Dentre os autores usados para embasar a pesquisa é válido citarmos: Preciado (2011), Louro (2008), Bento (2011), Butler (2003), Miskolci (2012), entre outros. Por fim, são apresentadas práticas pedagógicas que incorporam a Pedagogia Queer, evidenciando seus impactos na desconstrução de padrões normativos e na promoção de uma escola mais democrática, acolhedora e transformadora.por
dc.description.abstractThis study explores the possibilities and challenges of Queer Pedagogy within academic debate and the context of Brazilian basic education, with particular attention to its dialogue with the National Common Curricular Base (BNCC). The research critically analyzes the concept of ―gender ideology‖ and the distortions that fuel moral panic, as well as the discursive control over dissident bodies and identities. In contrast, it proposes a contemporary reflection on gender diversity and sexual orientation, grounded in queer theory and pedagogical experiences that challenge norms and binaries. The BNCC is examined as a political and historical document whose discourses regulate the approach to gender and sexuality in schools, while simultaneously allowing space for counter-hegemonic practices. The study highlights the role of continuous teacher training as a strategic tool for building a more inclusive and critical education. Methodologically, the research is based on a literature review focused on theorists discussing Queer Pedagogy, the relationship between BNCC, gender diversity, and sexualities, as well as quantitative and qualitative research. Finally, pedagogical practices incorporating Queer Pedagogy are presented, evidencing their impact on deconstructing normative patterns and promoting a more democratic, welcoming, and transformative school environment.por
dc.description.provenanceSubmitted by Francisca Silva (fdasccsilva@aluno.uespi.br) on 2025-08-20T02:00:16Z No. of bitstreams: 2 Monografia Francisca (Final ok).pdf: 778209 bytes, checksum: 1e279eae3aba051fdb94c780a10efa63 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_copia_assinado.pdf: 234614 bytes, checksum: 367bf6783f8cb6d99dc3729e67c42315 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-20T12:59:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Francisca (Final ok).pdf: 778209 bytes, checksum: 1e279eae3aba051fdb94c780a10efa63 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_copia_assinado.pdf: 234614 bytes, checksum: 367bf6783f8cb6d99dc3729e67c42315 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-20T12:59:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Francisca (Final ok).pdf: 778209 bytes, checksum: 1e279eae3aba051fdb94c780a10efa63 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_copia_assinado.pdf: 234614 bytes, checksum: 367bf6783f8cb6d99dc3729e67c42315 (MD5) Previous issue date: 2025-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia Queerpor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)por
dc.subjectDiversidade de Gênero-
dc.subjectSexualidade-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePedagogia queer e prática docente: pesquisa bibliográfica, teorias e desdobramento na educaçãopor
dc.title.alternativeQueer pedagogy and teaching practice: bibliographical research, theories and developments in educationeng
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf759,97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.