Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Matheus Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6722117861453085por
dc.contributor.advisor1Soares, Lucineide Maria dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6693718276833234por
dc.contributor.referee1Silva, Samara de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8686912844410870por
dc.contributor.referee2Soares, Marina Gleika Felipe-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5527013094839934por
dc.date.accessioned2025-08-22T12:10:58Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLIMA, Matheus Araújo. A reforma do ensino médio no Piauí: histórico e tensões. 2025. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2534-
dc.description.resumoEste estudo analisa a implementação da reforma do Ensino Médio a partir da Lei nº 13.415/2017, situando a realidade do Piauí, caracterizando algumas das disputas e interesses, bem como os seus impactos à escola e a sociedade, na perspectiva de compreender a racionalidade e os desafios da implementação dessa política educacional. Buscamos responder o seguinte questionamento: Como está ocorrendo a implementação do Novo Ensino Médio imposto pela Lei n° 13.415/2017, e quais impactos acontecem na escola e na sociedade atual para o desenvolvimento de jovens e adultos no Piauí? Como procedimento metodológico, utilizamos metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa, em que foram analisados documentos legias. Como aporte teórico foram utilizadas contribuições de Almeida (2022), Aranha (1996), Frigotto (2011), Jakimiu (2023), Jacomeli (2011) e dentre outros. Por meio dessa pesquisa pode-se observar que houve um impacto significativo na educação em nível médio brasileiro. Concluiu-se que com a reforma do ensino médio no Piauí expôs a evasão escolar, o aumento das desigualdades sociais e a imposição da educação tecnicista para produção de mão de obra barata.por
dc.description.abstractThis study analyzes the implementation of the High School reform based on Law No. 13,415/2017, situating the reality of Piauí, characterizing some of the disputes and interests as well as their impacts on the school and society, with a view to understanding the rationality and challenges of implementing this educational policy. We sought to answer the following question: How is the implementation of the New Secondary Education imposed by Law No. 13,415/2017 taking place, and what impacts are there on schools and society today for the development of young people and adults in Piauí? As a methodological procedure, we used qualitative research, in which documents were analyzed. Almeida (2022), Aranha (1996), Frigotto (2011), Jakimiu (2023), Jacomeli (2011) and others were used as theoretical contributions. Through this research, it can be seen that there has been a significant impact on Brazilian secondary education. It is concluded that the reform of secondary education in Piauí has exposed school dropouts, increased social inequalities and the imposition of technical education to produce cheap labor.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Matheus Lima (malima@aluno.uespi.br) on 2025-08-21T21:02:18Z No. of bitstreams: 3 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 785633 bytes, checksum: f7b190e336348baa32aa301398bfb2d3 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1) (1).pdf: 220558 bytes, checksum: dcaff25d41281c5e120e9cfb49cf4acc (MD5) ATA MONOGRAFIA UESPI PEDAGOGIA MATHEUS.pdf: 474357 bytes, checksum: ad39ea5c2c08b49e55fd67b9662dbd29 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-22T12:10:58Z (GMT) No. of bitstreams: 3 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 785633 bytes, checksum: f7b190e336348baa32aa301398bfb2d3 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1) (1).pdf: 220558 bytes, checksum: dcaff25d41281c5e120e9cfb49cf4acc (MD5) ATA MONOGRAFIA UESPI PEDAGOGIA MATHEUS.pdf: 474357 bytes, checksum: ad39ea5c2c08b49e55fd67b9662dbd29 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-22T12:10:58Z (GMT). No. of bitstreams: 3 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 785633 bytes, checksum: f7b190e336348baa32aa301398bfb2d3 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1) (1).pdf: 220558 bytes, checksum: dcaff25d41281c5e120e9cfb49cf4acc (MD5) ATA MONOGRAFIA UESPI PEDAGOGIA MATHEUS.pdf: 474357 bytes, checksum: ad39ea5c2c08b49e55fd67b9662dbd29 (MD5) Previous issue date: 2025-06-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectTecnicismopor
dc.subjectPiauípor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA reforma do ensino médio no Piauí: histórico e tensõespor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf767,22 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.