| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2535| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | É São João! Cultura e educação: saberes e tradições na educação formal e não formal em Castelo do Piauí |
| Autor: | Santos, Marciel Pereira dos ![]() |
| Primeiro orientador: | Silva Filho, Francisco Lopes da |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Gleison Lima da |
| Segundo membro da banca: | Araújo, Marcelo Marcos de |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a atuação e os desafios enfrentados pelos grupos juninos no município de Castelo do Piauí (PI), sob a perspectiva de um quadrilheiro e agente cultural. Motivada pela experiência do autor no movimento junino, a pesquisa tem como objetivo compreender a produção da cultura junina, destacando sua relevância na educação formal e não formal, bem como na construção da identidade cultural local. Além disso, apresenta propostas de transposição didática, por meio de sequências didáticas, que utilizam as quadrilhas juninas como ferramenta pedagógica. O estudo também analisa os obstáculos relacionados à preservação da cultura local por meio dessas manifestações, identificando os grupos atuantes, suas estratégias de resistência e sua importância no processo educativo e na formação identitária. A metodologia adotada é qualitativa, com enfoque autobiográfico e etnográfico, valendo-se da observação participante na quadrilha "Filhos da Massa". Os resultados indicam que as quadrilhas juninas, especialmente a "Filhos da Massa", configuram-se como práticas pedagógicas e culturais legítimas, capazes de promover uma educação democrática e plural. A proposta didática inspirada na referida quadrilha evidencia o potencial transformador da educação ao integrar conteúdos escolares com elementos da cultura nordestina, fortalecendo o vínculo entre alunos e comunidade, bem como o papel social da escola. |
| Abstract: | This TCC investigates the performance and challenges of "quadrilha junina" groups in Castelo do Piauí – PI, from the perspective of a "quadrilheiro" and cultural agent. Motivated by the researcher's personal experience in the "junino" movement, the study aims to understand the production of "junina" culture, highlighting its relevance in non- formal education and local cultural identity. The research questions the challenges for preserving this culture in school "junina" festivities, how cultural agents articulate the movement's continuity, and the importance of these celebrations in formal and non-formal education. The objective is to analyze obstacles to preserving local culture through "junina" manifestations, identifying groups, strategies, and their relevance in the educational process and identity formation. The qualitative methodology combines autobiographical and ethnographic approaches, with participant observation in the "Filhos da Massa" quadrilha, dialoguing with principles of non-formal education and active methodologies. The research concludes that "quadrilhas juninas," especially "Filhos da Massa," are legitimate pedagogical and cultural practices, promoting democratic and plural education. The didactic proposal based on "Filhos da Massa" exemplifies education's transformative potential by integrating school content with Northeastern elements, strengthening the student-community bond and the school's social role. |
| Palavras-chave: | Quadrilha Junina Educação Formal Identidade Cultural Castelo do Piauí Educação Não Formal |
| Área(s) do CNPq: | FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | SANTOS, Marciel Pereira dos. É São João! Cultura e educação: saberes e tradições na educação formal e não formal em Castelo do Piauí. 2025. 78 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2535 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

