Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Nathanrildo Francisco da Cruz-
dc.contributor.advisor1Torres, José Wanderson Lima-
dc.contributor.referee1Oliveira, Luizir de-
dc.contributor.referee2Bezerra Filho, Feliciano José-
dc.date.accessioned2021-08-27T11:08:45Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Nathanrildo Francisco da Cruz. A experiência-limite em Os cantos de Maldoror, de Lautréamont: um caso de devir. 2019. 101 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/254-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o devir literário em Os cantos de Maldoror de Lautréamont, enfocando o modo como a obra se realiza dentro de uma proposta-limite. Com base nos estudos críticos e teóricos de Blanchot (2005, 2014), Heráclito (2002), Deleuze (1997, 1988), Deleuze e Guattari (2003, 2009, 1997), Foucault (2009), Nietzsche (2008), Perrone-Moisés (1973), problematiza-se a respeito da linguagem enquanto experiência-limite e devir literário que a narrativa exerce, através da análise de questões de linguagem presentes na obra como: elementos da narrativa, estética do grotesco, fluxos temáticos, intertextualidade, autorreferencialidade, bilinguismo, além dos devires-menores, devir-homem-mulher, devir-animal, sob uma proposta-limite na elaboração da obra escrita. A obra de Lautréamont, escrita no século XIX, rompe com as normas e os paradigmas estéticos tradicionais da literatura clássica platônica-aristotélica, por meio do desvio, da metamorfose, da violência não só física, mas literária dos Cantos. Estratégias de linguagem que marcam o esgotamento da literatura vigente, em oposição às noções centrais da filosofia, da crítica, da teoria literária e da própria literatura, tais como: obra, autor, narrativa, gênero, personagem, tempo, linguagem, experiência, realidade, pensamento. Trata-se, em conclusão, de uma escrita que está sempre sendo experimentada nos seus limites, em seus devires.por
dc.description.abstractCe travail a pour but d’analyser le devenir littéraire dans Les chants de Maldoror de Lautréamont, en mettant l’accent sur la manière dont le travail est effectué dans le cadre d’une proposition-limite. En se basant sur les études critiques et théoriques de Blanchot (2005, 2014), Heráclito (2002), Deleuze (1997, 1988), Deleuze e Guattari (2003, 2009, 1997), Foucault (2009), Nietzsche (2008), Perrone-Moisés (1973), il est problématique pour le langage comme expérience-limite et devenir littéraire que le récit exerce, à travers l’analyse des problèmes de langage présents dans travail, tels que: éléments du récit, esthétique du grotesque, flux thématiques, intertextualité, auto-référentialité, bilinguisme, en plus de devenires-mineures, devenir-homme-femme, devenir-animal, dans le cadre d’une proposition-limite dans l’élaboration de l’oeuvre écrite. L’oeuvre de Lautréamont, écrite au XIXe siècle, rompt avec les normes et les paradigmes esthétiques traditionnels de la littérature classique platonique-aristotélicien, à travers la déviation, la métamorphose, non seulement physique mais la violence littéraire des Chants. Stratégies de langage qui marquent l’épuisement de la littérature actuelle, en opposition aux notions centrales de philosophie, critique, théorie littéraire et littérature elle-même, telles que: travail, auteur, récit, genre, personnage, temps, langage, expérience, réalité, pensé. En conclusion, c’est une écriture qui est toujours mise à l’épreuve dans ses limites, dans ses devenires.fra
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2021-08-27T11:08:45Z No. of bitstreams: 2 A EXPERIÊNCIA-LIMITE EM OS CANTOS DE MALDOROR, DE LAUTRÉAMON.pdf: 1159749 bytes, checksum: fbea1ade5872258738fd7d1da34e18b8 (MD5) NATHANRILDO COSTA.pdf: 180103 bytes, checksum: 327293c444a1b41472204b619b529eec (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-27T11:08:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 A EXPERIÊNCIA-LIMITE EM OS CANTOS DE MALDOROR, DE LAUTRÉAMON.pdf: 1159749 bytes, checksum: fbea1ade5872258738fd7d1da34e18b8 (MD5) NATHANRILDO COSTA.pdf: 180103 bytes, checksum: 327293c444a1b41472204b619b529eec (MD5) Previous issue date: 2019-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLautréamontpor
dc.subjectOs cantos de Maldororpor
dc.subjectExperência-limitepor
dc.subjectDevirpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURAS CLASSICASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleA experiência-limite em Os cantos de Maldoror, de Lautréamont: um caso de devirpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa1,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação175,88 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.