| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2558| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Literatura infanto-juvenil: formação de novos leitores |
| Autor: | Sousa, Sândila Carine Dias de |
| Primeiro orientador: | Rodrigues, Thaís Amélia Araújo |
| Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar a importância da literatura infanto-juvenil na formação de novos leitores. A leitura, especialmente na infância e adolescência, é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e baseia-se em revisão bibliográfica, analisando contribuições teóricas e obras literárias significativas. Entre os principais resultados, destaca-se o papel da literatura infanto-juvenil no estímulo à imaginação, criatividade e construção da identidade dos jovens leitores. A variedade de gêneros literarios como contos, fábulas ,poesias, crônicas e romance ,aliada á riqueza temática ,torna a leitura uma experiencia envolvente ,educativa e significativa . Além disso, a mediação do educador e o incentivo à leitura crítica são fundamentais para promover o engajamento com a leitura desde os primeiros anos escolares. Conclui-se que a literatura infanto-juvenil é uma poderosa aliada na formação |
| Abstract: | This article aims to investigate the importance of children's and young adult literature in the formation of new readers. Reading, especially in childhood and adolescence, is a fundamental tool for cognitive, emotional, and social development. The research adopts a qualitative approach and is based on a literature review, analyzing theoretical contributions and significant literary works. Among the main results, the role of children's and young adult literature in stimulating the imagination, creativity, and identity construction of young readers stands out. The diversity of genres and themes addressed contributes to making reading an enjoyable and formative activity. Moreover, the mediation of the educator and encouragement of critical reading are essential to promote engagement with reading from the early school years. It is concluded that children's and young adult literature is a powerful ally in the holistic formation of the individual and should be valued as an essential pedagogical practice. |
| Palavras-chave: | Literatura Infantojuvenil Leitura Crítica Formação de Leitores Desenvolvimento Cognitivo |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | SOUSA, Sândila Carine Dias de. Literatura infanto-juvenil: formação de novos leitores. 2025. 14 f. Artigo (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2558 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 192,15 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
