Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Sândila Carine Dias de-
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Thaís Amélia Araújo-
dc.date.accessioned2025-08-26T14:26:42Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Sândila Carine Dias de. Literatura infanto-juvenil: formação de novos leitores. 2025. 14 f. Artigo (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2558-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo investigar a importância da literatura infanto-juvenil na formação de novos leitores. A leitura, especialmente na infância e adolescência, é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e baseia-se em revisão bibliográfica, analisando contribuições teóricas e obras literárias significativas. Entre os principais resultados, destaca-se o papel da literatura infanto-juvenil no estímulo à imaginação, criatividade e construção da identidade dos jovens leitores. A variedade de gêneros literarios como contos, fábulas ,poesias, crônicas e romance ,aliada á riqueza temática ,torna a leitura uma experiencia envolvente ,educativa e significativa . Além disso, a mediação do educador e o incentivo à leitura crítica são fundamentais para promover o engajamento com a leitura desde os primeiros anos escolares. Conclui-se que a literatura infanto-juvenil é uma poderosa aliada na formaçãopor
dc.description.abstractThis article aims to investigate the importance of children's and young adult literature in the formation of new readers. Reading, especially in childhood and adolescence, is a fundamental tool for cognitive, emotional, and social development. The research adopts a qualitative approach and is based on a literature review, analyzing theoretical contributions and significant literary works. Among the main results, the role of children's and young adult literature in stimulating the imagination, creativity, and identity construction of young readers stands out. The diversity of genres and themes addressed contributes to making reading an enjoyable and formative activity. Moreover, the mediation of the educator and encouragement of critical reading are essential to promote engagement with reading from the early school years. It is concluded that children's and young adult literature is a powerful ally in the holistic formation of the individual and should be valued as an essential pedagogical practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandila Sousa (sandilacddes@aluno.uespi.br) on 2025-08-26T13:33:10Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO SANDYLLA CARYNNE_Versão da banca. OK site.pdf: 196760 bytes, checksum: e1f175e61e2e74449e6fbfa9058d9fdb (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447_assinado_assinado.pdf: 154557 bytes, checksum: f646033953bf9c2c162f9cb4f5cbeb8b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-26T14:26:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO SANDYLLA CARYNNE_Versão da banca. OK site.pdf: 196760 bytes, checksum: e1f175e61e2e74449e6fbfa9058d9fdb (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447_assinado_assinado.pdf: 154557 bytes, checksum: f646033953bf9c2c162f9cb4f5cbeb8b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-26T14:26:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO SANDYLLA CARYNNE_Versão da banca. OK site.pdf: 196760 bytes, checksum: e1f175e61e2e74449e6fbfa9058d9fdb (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447_assinado_assinado.pdf: 154557 bytes, checksum: f646033953bf9c2c162f9cb4f5cbeb8b (MD5) Previous issue date: 2025-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Infantojuvenilpor
dc.subjectLeitura Críticapor
dc.subjectFormação de Leitorespor
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLiteratura infanto-juvenil: formação de novos leitorespor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf192,15 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.