Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2558
Tipo do documento: Artigo
Título: Literatura infanto-juvenil: formação de novos leitores
Autor: Sousa, Sândila Carine Dias de
Primeiro orientador: Rodrigues, Thaís Amélia Araújo
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar a importância da literatura infanto-juvenil na formação de novos leitores. A leitura, especialmente na infância e adolescência, é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e baseia-se em revisão bibliográfica, analisando contribuições teóricas e obras literárias significativas. Entre os principais resultados, destaca-se o papel da literatura infanto-juvenil no estímulo à imaginação, criatividade e construção da identidade dos jovens leitores. A variedade de gêneros literarios como contos, fábulas ,poesias, crônicas e romance ,aliada á riqueza temática ,torna a leitura uma experiencia envolvente ,educativa e significativa . Além disso, a mediação do educador e o incentivo à leitura crítica são fundamentais para promover o engajamento com a leitura desde os primeiros anos escolares. Conclui-se que a literatura infanto-juvenil é uma poderosa aliada na formação
Abstract: This article aims to investigate the importance of children's and young adult literature in the formation of new readers. Reading, especially in childhood and adolescence, is a fundamental tool for cognitive, emotional, and social development. The research adopts a qualitative approach and is based on a literature review, analyzing theoretical contributions and significant literary works. Among the main results, the role of children's and young adult literature in stimulating the imagination, creativity, and identity construction of young readers stands out. The diversity of genres and themes addressed contributes to making reading an enjoyable and formative activity. Moreover, the mediation of the educator and encouragement of critical reading are essential to promote engagement with reading from the early school years. It is concluded that children's and young adult literature is a powerful ally in the holistic formation of the individual and should be valued as an essential pedagogical practice.
Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil
Leitura Crítica
Formação de Leitores
Desenvolvimento Cognitivo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: SOUSA, Sândila Carine Dias de. Literatura infanto-juvenil: formação de novos leitores. 2025. 14 f. Artigo (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2558
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf192,15 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.