Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2569
Tipo do documento: Monografia
Título: O livro didático e o ensino de zoologia: uma análise crítica do conteúdo nos anos finais do ensino fundamental
Autor: Oliveira, Lya Costa de
Primeiro orientador: Pinheiro, Tatiana Gimenez
Resumo: Este trabalho investigou a abordagem dos conteúdos de Zoologia nos livros didáticos de Ciências destinados aos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de avaliar a presença, a qualidade e a organização desses conteúdos em relação às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo foi motivado pela importância da Zoologia no ensino de Ciências, como o desenvolvimento de competências investigativas e para a compreensão dos fenômenos biológicos no cotidiano dos alunos. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e descritiva, analisando seis coleções de livros aprovadas pelo PNLD (2024-2027), disponíveis de forma virtual. Foram considerados critérios de análise a: adequação teórica, clareza textual, atualização científica, inovação visual e atividades práticas. A metodologia envolveu a identificação da presença de conteúdos de Zoologia, sua relação com as habilidades propostas pela BNCC e a avaliação de aspectos relacionados à organização, recursos complementares e qualidade do material pedagógico. Os resultados mostraram que, embora os conteúdos relacionados à Zoologia estejam presentes em várias habilidades da BNCC, eles não são explicitamente descritos nos objetos de conhecimento, dificultando sua identificação clara. Foi constatada uma distribuição desigual entre as séries: o 7º ano concentrou a maior parte dos conteúdos analisados, enquanto o 9º ano apresentou lacunas significativas. Critérios como adequação à série e coerência das informações foram bem avaliados, evidenciando alinhamento com o nível cognitivo dos alunos. No entanto, desafios como clareza textual, atualização científica e inovação nos recursos visuais comprometem a efetividade do aprendizado. A ausência de guias de experimentos e a limitação de atividades práticas destacaram-se como aspectos negativos, reduzindo as possibilidades de aprendizado investigativo e dinâmico. Conclui-se que, embora os livros didáticos sejam ferramentas indispensáveis no ensino de Ciências, eles ainda precisam de aprimoramentos significativos para atender plenamente às demandas curriculares e promover um ensino de Zoologia mais integrado e significativo. A pesquisa destaca a necessidade de maior alinhamento entre as diretrizes da BNCC e os conteúdos apresentados nos materiais didáticos, além de reforçar a importância de práticas pedagógicas diversificadas e colaborativas. Este estudo contribui para reflexões sobre o papel dos livros didáticos como elementos centrais no processo educativo, apontando caminhos para que sejam mais eficazes na formação de estudantes críticos, conscientes e capazes de aplicar o conhecimento adquirido em diferentes contextos.
Abstract: This study investigated the approach to Zoology content in science textbooks for the final years of elementary education, aiming to evaluate the presence, quality, and organization of this content concerning the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). The study was motivated by the importance of Zoology in science education for the development of investigative skills and the understanding of biological phenomena in students' daily lives. The research used a qualitative and descriptive approach, analyzing six textbook collections approved by PNLD (2024-2027), available virtually. Criteria such as theoretical adequacy, textual clarity, scientific updating, visual innovation, and practical activities were considered. The methodology involved identifying the presence of Zoology content, its relationship with the skills proposed by the BNCC, and the evaluation of aspects related to organization, complementary resources, and the quality of pedagogical material. The results showed that although Zoology-related content is present in several BNCC skills, it is not explicitly described in the knowledge objects, making its clear identification challenging. An uneven distribution among grades was found: the 7th grade concentrated most of the analyzed content, while the 9th grade presented significant gaps. Criteria such as grade-level adequacy and information coherence were well-rated, demonstrating alignment with students' cognitive levels. However, challenges such as textual clarity, scientific updating, and innovation in visual resources compromise the effectiveness of learning. The absence of experiment guides and the limitation of practical activities stood out as negative aspects, reducing opportunities for dynamic and investigative learning. It is concluded that although textbooks are indispensable tools in science education, they still require significant improvements to fully meet curricular demands and promote a more integrated and meaningful Zoology teaching. The research highlights the need for greater alignment between the BNCC guidelines and the content presented in textbooks, as well as the importance of diversified and collaborative pedagogical practices. This study contributes to reflections on the role of textbooks as central elements in the educational process, pointing out ways to make them more effective in shaping critical, conscious students capable of applying the knowledge acquired in different contexts.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
BNCC
Educação Básica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: OLIVEIRA, Lya Costa de. O livro didático e o ensino de zoologia: uma análise crítica do conteúdo nos anos finais do ensino fundamental. 2024. 46 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2569
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf674 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.