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Tipo do documento: Monografia
Título: A formação de professores da educação infantil em Campo Maior-pi: impactos na prática pedagógica
Autor: Oliveira, Isabelle Rodrigues de.
Primeiro orientador: Batista, Suênya Marley Mourão
Primeiro membro da banca: Costa, Marina Marcos Marina
Segundo membro da banca: Oliveira, Carlos Alberto de Lima Alberto
Resumo: Refletir sobre a formação de professores da Educação Infantil é considerar o envolvimento social e o fazer pedagógico que sustenta os primeiros anos do processo educativo. Essa etapa, frequentemente subestimada no cenário educacional brasileiro, demanda profissionais não apenas qualificados, mas sensíveis às diversas dimensões do desenvolvimento infantil. No entanto, ainda há desafios que revelam a distância entre a formação oferecida e as necessidades reais das práticas pedagógicas. Neste contexto, o estudo atual buscou compreender como a formação docente afeta a qualidade das experiências educativas para crianças no município de Campo Maior-PI. Com base nessa realidade, o objetivo geral do estudo foi analisar os impactos da formação de professores da educação infantil no município de Campo Maior-PI na prática pedagógica para o desenvolvimento integral da criança. Para alcançar este objetivo, foram definidos três objetivos específicos: caracterizar a formação dos professores da Educação Infantil no município em questão; descrever a organização da Educação Infantil em relação à promoção do desenvolvimento integral da criança; e identificar a percepção dos gestores escolares sobre a formação docente e sua ligação com a prática pedagógica no cotidiano escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo exploratória, utilizou a pesquisa bibliográfica e de campo para seu desenvolvimento. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas narrativas em escolas da rede pública municipal de Campo Maior-PI, com quatro profissionais da Educação Infantil, sendo duas professoras e duas gestoras, todas com pelo menos três anos de experiência. O referencial teórico incluiu autores como Kuhlmann Jr. (2010), Vigotski (2007), Kishimoto (1994; 2001), Gatti (2010), Garcia (1999), Franco (2016), Nóvoa (1999), Lück (2009) e Gil (2008), que contribuíram para a análise crítica da formação docente, das práticas pedagógicas e da gestão escolar. Os dados revelaram que a formação inicial, muitas vezes fragmentada e distante das especificidades da Educação Infantil, não tem preparado adequadamente os docentes para os desafios diários. As formações continuadas, geralmente oferecidas uma vez por mês, nem sempre atendem às demandas concretas dos professores. As participantes relataram que a prática diária e a vivência em sala de aula permanecem como suas principais fontes de experiência. Concluise que é necessário repensar os processos formativos voltados à Educação Infantil, reconhecendo sua importância e assegurando aos profissionais da área uma formação contínua, crítica e contextualizada, capaz de promover práticas pedagógicas intencionais, sensíveis e transformadoras. Palavras-chave: Formação docente; prática pedagógica; desenvolvimento infantil; educação infantil
Abstract: Reflecting on the training of Early Childhood Education teachers means considering the social involvement and pedagogical practices that support the initial years of the educational process. This stage, often underestimated in the Brazilian educational scenario, demands professionals who are not only qualified but also sensitive to the various dimensions of child development. However, there are still challenges that reveal the gap between the training offered and the real needs of pedagogical practices. In this context, the current study sought to understand how teacher training affects the quality of educational experiences for children in the municipality of Campo Maior-PI. Based on this reality, the general objective of the study was to analyze the effects of the training of Early Childhood Education teachers in Campo Maior-PI, especially with regard to pedagogical practices aimed at the comprehensive development of children. To achieve this objective, three specific objectives were defined: to characterize the training of Early Childhood Education teachers in the municipality in question; to describe the organization of Early Childhood Education in relation to the promotion of the comprehensive development of children; and to identify the perception of school administrators about teacher training and its connection with pedagogical practice in the daily school routine. The research, with a qualitative and exploratory approach, used bibliographical and field research. Data collection took place through narrative interviews in schools in the municipal public network of Campo MaiorPI, with four professionals in Early Childhood Education, two teachers and two managers, all with at least three years of experience. The theoretical framework includes authors such as Kuhlmann Jr. (2010), Vigotski (2007), Kishimoto (1994; 2001), Gatti (2010), Garcia (1999), Franco (2016), Nóvoa (1999), Lück (2009) and Gil (2008), who contributed to the critical analysis of teacher training, pedagogical practices and school management. The data revealed that initial training, often fragmented and distant from the specificities of Early Childhood Education, has not adequately prepared teachers for daily challenges. Ongoing training, generally offered once a month, does not always meet the concrete demands of teachers. The participants reported that daily practice and classroom experience remain their main sources of experience. It is concluded that it is necessary to rethink the training processes aimed at Early Childhood Education, recognizing their importance and ensuring that professionals in the area receive continuous, critical and contextualized training, capable of promoting intentional, sensitive and transformative pedagogical practices. Keywords: Teacher training; pedagogical practice; child development; early childhood education.
Palavras-chave: Formação Docente
Prática Pedagógica
Educação Infantil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: OLIVEIRA, Isabelle Rodrigues de. A formação de professores da educação infantil em Campo Maior-pi: impactos na prática pedagógica 2025. 72 f. Monografia ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2581
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

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