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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2596| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Lúdico na educação infantil: a realidade de um CMEI de Teresina - PI |
| Autor: | Fontenele, Vitória Lopes de Carvalho |
| Primeiro orientador: | Pierote, Eliene Maria Viana de Figueirêdo |
| Primeiro membro da banca: | Leitão, Joilza Rodrigues Cunha |
| Segundo membro da banca: | Oliveira, Márcia Adriana Lima de |
| Resumo: | O lúdico na Educação Infantil tem sido um tema instigante, que requer conhecimento e aprofundamento por parte dos educadores de modo geral. Esse estudo propõe como problema de pesquisa: o que a que a ludicidade oferece para o ensino aprendizagem da criança na educação infantil? O objetivo geral é analisar como os professores utilizam as atividades lúdicas em suas aulas e de que forma contribuem para o processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento das crianças em um CMEI. Para tanto, tem como objetivos específicos: identificar as atividades lúdicas realizadas pelos professores nas aulas de educação infantil; compreender as concepções de ludicidade adotadas pelos professores à luz dos referenciais teóricos que embasam as suas práticas na escola; verificar contribuição do lúdico no processo de ensino aprendizagem desenvolvimento das crianças mediante o trabalho realizado pelos professores. Assim, a pesquisa tem como base teórica: Pierote (2014), Kishimoto (2017), Oliveira (2003), Rau (2013), Lima (2008) e Luckesi (2023). Como base legal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e a Básica e a Base Nacional Comum Curricular. A escola alvo da pesquisa é um Cmei de Teresina-PI, localizado na zona Sudeste da capital, no bairro Dirceu. Para o percurso metodológico, foi realizada uma pesquisa de campo, com a abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados, a pesquisa se deu por meio da observação e da entrevista guiada. A categoria participante são duas professoras da educação infantil. A pesquisa destacou a importância do lúdico na educação, comprovando que práticas pedagógicas baseadas em jogos e brincadeiras promovem o aprendizado significativo, desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, enquanto a abordagem tradicional resulta em desinteresses e baixo rendimento escolar. |
| Abstract: | Playfulness in Early Childhood Education has been an exciting topic that requires knowledge and in-depth study by educators in general. This study poses the following research problem: what does playfulness offer to children's learning in early childhood education? The general objective is to analyze how teachers use playful activities in their classes and how they contribute to the teaching-learning process and the development of children in a CMEI. To this end, it has the following specific objectives: to identify the playful activities carried out by teachers in early childhood education classes; to understand the conceptions of playfulness adopted by teachers in the light of the theoretical references that underpin their practices at school; to verify the contribution of playfulness in the teaching-learning process and the development of children through the work carried out by teachers. Thus, the research has as its theoretical basis: Pierote (2014), Kishimoto (2017), Oliveira (2003), Rau (2013), Lima (2008) and Luckesi (2023). As a legal basis, the Statute of the Child and Adolescent, the National Curriculum Guidelines for Basic Education and the National Common Curriculum Base. The school targeted by the research is a Cmei in Teresina-PI, located in the southeast of the capital, in the Dirceu neighborhood. For the methodological approach, field research was carried out using a qualitative approach. The data was obtained through observation and guided interviews. The participant category was made up of two nursery school teachers. The research highlighted the importance of play in education, proving that pedagogical practices based on games and play promote meaningful learning, cognitive, social and affective development, while the traditional approach results in disinterest and low school performance. |
| Palavras-chave: | Lúdico Educação Infantil Aprendizagem |
| Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino Campus Clovis Moura |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | FONTENELE, Vitória Lopes de Carvalho. Lúdico na educação infantil: a realidade de um CMEI de Teresina - PI. 2025. 62 f. Monografia ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2596 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Clóvis Moura – TERESINA) |
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