Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPortela, Maira Kelly de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8117450188043057por
dc.contributor.advisor1Batista, Suênya Marley Mourão-
dc.contributor.referee1Costa, Marina-
dc.contributor.referee2Pádua, Carlos-
dc.date.accessioned2025-09-15T12:33:00Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPORTELA, Maira Kelly de Oliveira. Formação continuada de professores em Campo Maior-PI: desafios e possibilidades no Campo da educação infantil. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2598-
dc.description.resumoA formação continuada de professores é um componente de suma importância que contribui para o aperfeiçoamento da prática pedagógica, compreender as necessidades e possibilidades da formação continuada é crucial para o fortalecimento dessa prática docente. Este trabalho tem por objetivo geral analisar os desafios e possibilidades da formação continuada de professores da Educação Infantil no município de Campo Maior. A fim de alcançar o objetivo proposto elegeu-se três objetivos especí ficos: caracterizar a formação continuada de professores da Educação Infantil no município de Campo Maior-PI; Identificar as articulações entre a proposta formativa da Secretaria Municipal de Educação, e as necessidades formativas docentes e compreender como a formação continuada de professores do município de Campo Maior-PI impacta no desenvolvimento profissional docente. A metodologia utilizada na pesquisa adota a abordagem qualitativa de cará ter descritiva e refere-se a uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo. A pesquisa foi realizada com quatro professores de duas escolas do município. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi entrevista narrativa e a técnica adotada para a interpretação dos dados coletados foi a aná lise de conteúdo. Como aporte teórico foram adotadas as contribuições de Nóvoa (2002), García (1999), Figueiredo (2022), Lima (2008), Silva e Gonçalves (2020), Richardson (2012), Galindo (2011), Chizotti (2000) dentre outros. Por meio da pesquisa constatou-se que a formação continuada possibilita um impacto significativo ao proporcionar um espaço de troca de conhecimentos através dos encontros formativos, permitindo que os profissionais ampliem seus saberes, compartilhem estratégias e metodologias que possam ser aplicadas em sala de aula, além de fazerem refletir sobre suas práticas pedagógicas. Assim como foi possível conhecer os desafios e possibilidades apresentadas pelas professoras entrevistadas no que diz respeito a formação continuada de professores no município de Campo Maior.por
dc.description.abstractContinuing teacher training is an extremely important component that contributes to the improvement of pedagogical practice. Understanding the needs and possibilities of continuing education is crucial to strengthening this teaching practice. This study aims to analyze the challenges and possibilities of continuing education for Early Childhood Education teachers in the city of Campo Maior. In order to achieve the proposed objective, three specific objectives were chosen: to characterize the continuing education of Early Childhood Education teachers in the city of Campo Maior-PI; to identify the articulations between the training proposal of the Municipal Department of Education and the training needs of teachers; and to understand how continuing education for teachers in the city of Campo Maior-PI impacts on the professional development of teachers. The methodology used in the research adopts a qualitative approach of a descriptive nature and refers to a bibliographic and field research. The research was carried out with four teachers from two schools in the city. The instrument used for data collection was a narrative interview, and the technique adopted for the interpretation of the collected data was content analysis. The theoretical framework adopted was the contributions of Nóvoa (2002), García (1999), Figueiredo (2022), Lima (2008), Silva and Gonçalves (2020), Richardson (2012), Galindo (2011), Chizotti (2000), among others. The research found that continuing education enables a significant impact by providing a space for the exchange of knowledge through training meetings, allowing professionals to expand their knowledge, share strategies and methodologies that can be applied in the classroom, and reflect on their pedagogical practices. It was also possible to learn about the challenges and possibilities presented by the teachers interviewed regarding continuing education for teachers in the municipality of Campo Maior.por
dc.description.provenanceSubmitted by Maira Portela (mkellydeoliveiraportela@aluno.uespi.br) on 2025-09-09T02:14:18Z No. of bitstreams: 1 Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI.pdf: 44062 bytes, checksum: 5da41e2f99f0a0582c57573e5fd6e6a2 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, 1. INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E OTERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA-DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 2. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-09-09T10:45:16Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maira Portela (mkellydeoliveiraportela@aluno.uespi.br) on 2025-09-13T12:55:52Z No. of bitstreams: 2 Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI.pdf: 44062 bytes, checksum: 5da41e2f99f0a0582c57573e5fd6e6a2 (MD5) TCC (2).pdf: 1109050 bytes, checksum: 7d8be4eb638edcef0be79d97be32db22 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-09-15T12:33:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI.pdf: 44062 bytes, checksum: 5da41e2f99f0a0582c57573e5fd6e6a2 (MD5) TCC (2).pdf: 1109050 bytes, checksum: 7d8be4eb638edcef0be79d97be32db22 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-15T12:33:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI.pdf: 44062 bytes, checksum: 5da41e2f99f0a0582c57573e5fd6e6a2 (MD5) TCC (2).pdf: 1109050 bytes, checksum: 7d8be4eb638edcef0be79d97be32db22 (MD5) Previous issue date: 2025-06-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação continuada de professores em Campo Maior-PI: desafios e possibilidades no campo da educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.